Domingo | 28 de agosto, 2022
O que dizem os especialistas sobre o assunto?
Com a propagação das vendas online via plataformas de redes sociais, marketplaces, vídeos e imagens, conferimos a opinião de quem entende se realmente as curtidas nas redes sociais pagam os boletos no final do mês.
Pequenos comércios
Parece que curtida na web ainda não é sinônimo de retorno financeiro aos pequenos comerciantes. Eles seguiram as tendências e facilidades criadas pela tecnologia e começaram, há algum tempo, seu empenho nas vendas por e-commerce ou através do Instagram. O YouTube e o Tik Tok também estão entre os primeiros nas preferências dos lojistas.
Competição com as grandes redes
As grandes redes de varejo que atendem em grande escala montaram suas próprias lojas e até concorrem consigo mesmas. Uma mercadoria pode custar mais caro na loja física do que na loja virtual. Elas foram seguidas pelos prestadores de serviços e vendedores diversos, aos marketplaces como Mercado Livre, Submarino, o recente Shopee e outros. Quem produz bastante vende bastante e tem preço competitivo.
Curtidas pagam boletos?
Por sua vez, os comerciantes de micro e pequeno portes, se empenham para competir. Muitos se esforçam pelas curtidas e seguidores. Há inúmeros casos dos que nem sabem por onde começar. Especialistas indicam que as curtidas ajudam, mas não pagam os boletos.
“Ajudam porque, quanto maior a interação gerada por conteúdo que você posta na rede social (não importa qual), mais aquela rede social mostra você para os seus seguidores,” publicou a especialista em comunicação Dani Almeida, na VC S/A. “Pare de perseguir seguidores e likes. Foque nas vendas”, aconselhou há um ano.
Você aceita likes como pagamento?
João Branco do Méqui, sim ele mesmo, o cara que sugeriu [e conseguiu] a mudança do nome McDonald’s no Brasil para Méqui, disse no Linkedin: “ninguém aceita mil likes como forma de pagamento de um boleto”. Em seu artigo intitulado “Curtidas não pagam boletos”, ele afirma que a realidade é muito mais difícil do que parece e que apenas uma pequeníssima minoria consegue. “Joinhas não pagam as contas,” brinca. Por outro lado afirma que um canal com muitos seguidores e elogios aos conteúdos chama a atenção. “Mas isso não quer dizer que ele consiga movimentar negócios.”
Voltaremos ao tema
Por enquanto deixamos uma questão do artigo de João do Méqui para um fórum, quanto ao que realmente importa no marketing digital: “Quantos seguidores vão colocar em prática o que você está sugerindo? Voltaremos ao assunto.
Destaque – Foto: Freepik