Saul Galvão
Um prato muito simples e bastante aromático. Nada mais que os bifes de lombo grelhados num molho de vinho branco perfumado pela sálvia, que tem mesmo um aroma potente e muito agradável.
Também pode ser feito com escalopes de vitela e peito de frango.
Ingredientes
600 gramas de lombo de porco
1 limão
4 colheres de sopa de farinha de trigo
3 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de sobremesa de sálvia seca
1 1/2 xícara de chá de vinho branco seco
Sal
Pimenta-do-reino
Utensílios
Uma faca, uma tábua de cozinha, uma frigideira grande e pesada, de fundo espesso, uma escumadeira, papel-alumínio, pratos e recipientes para dispor os ingredientes.
Modo de fazer
Corte o lombo em bifes de cerca de 1 centímetro de espessura. Deve render cerca de 12 bifes. Disponha-os numa vasilha salgue, apimente e tempere com o suco de limão. Deixe descansar durante uns 30 minutos.
Passado esse tempo, disponha a farinha de trigo num prato fundo e deixe ao lado do fogão.
Esquente realmente muito bem uma frigideira e coloque o azeite de oliva.
Passe os bifes pela farinha de trigo dos dois lados, bata com as mãos para evitar o excesso e coloque na frigideira. Grelhe durante uns 3 minutos de cada lado e coloque na travessa na qual o prato vai ser servido. Cubra com papel-alumínio. É prudente grelhar os bifes em duas etapas. Fogo-médio.
Coloque na frigideira a sálvia e o vinho branco e baixe o fogo. Deixe reduzir durante uns 5 minutos. Espalhe o molho sobre os bifes de lombo e sirva.
Sugestões de vinhos
Brancos e tintos. Brancos com um certo corpo e aromáticos, como um bom Sancerre, um Condrieu, um Arneis, um Dão e também os feitos com a Sauvignon no Chile. Tintos ligeiros, com pouco tanino, como um Cabernet ou Merlot nacionias, um Valpolicella, um Chianti e outros.
Fonte: “A cozinha e seus vinhos – Receitas rápidas com muita classe”, Saul Galvão, Editora Senac – SP, 1999 (415 páginas).