Inédita, a grande mostra foi aberta no dia 16 de dezembro com cerca de 150 obras produzidas por mais de 60 artistas de diferentes períodos e regiões do país, a partir do mapeamento do Projeto Afro, para conhecê-lo melhor acesse aqui.


“Toda história tem mais de um lado. E só um lado, o do branco na arte, vem sendo incansavelmente e repetidamente contado ao longo do tempo nos livros, nas salas de aula e nas exposições. Agora, uma expressiva coletânea de obras de artistas negros ganha holofotes em uma exposição inédita, superlativa e reveladora no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo (CCBB),” afirmam os organizadores da mostra.

150 obras em cinco andares

Com patrocínio do Banco do Brasil e BB Asset Management, Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira, aberta ao público a partir de 16 de dezembro, reúne obras produzidas por 61 artistas negros, de diferentes regiões, nos últimos dois séculos no Brasil. São cerca de 150 pinturas, fotografias, esculturas, instalações, vídeos e documentos abordando uma variedade de temáticas, técnicas e descritivos, distribuídos pelos cinco andares do CCBB.

Referências da arte afro-brasileira

O trabalho de pesquisa por trás do projeto e da exposição nasceu do desejo e, na sequência, da frustração de Andrade ao não encontrar muitas referências em torno da arte afro-brasileira no Brasil. Ao se debruçar em publicações, materiais de outras exposições (a exemplo de várias com curadoria de Emanoel Araujo nos anos 90, que mais tarde viria a se tornar diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo) e inúmeras pesquisas para o mapeamento de artistas negros e suas obras pelo Brasil, Deri Andrade iniciou um minucioso projeto de catalogação de uma arte que, por vezes, foi marginalizada pela sociedade.

Autores negros

“Ser artista acho que já é difícil, ser artista negro no Brasil é ainda um pouco mais complicado”, afirmou o artista Sidney Amaral (São Paulo, SP, 1973/2017), em 2016, ao ser entrevistado pelo projeto AfroTranscendence. Desde a conversa, esse pensamento acompanha Andrade, que dedica parte de seu tempo a conhecer e investigar a produção artística de autoria negra no Brasil.

Serviço

Exposição: Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Período: 16/12/2023 a 18/03/2024
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP
Funcionamento: aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças-feiras. O CCBB não funcionará em 24, 25, 26 e 31 de dezembro e nos dias 1 e 2 de janeiro de 2024.
Ingressos gratuitos disponíveis, acesse: bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB SP.
Informações: (11) 4297-0600


 

Créditos das imagens, na matéria anexada.

 

Destaque – Imagens créditos:

Os pardos também amam, 2021
Paty Wolff
Pintura acrílica e desenho com estilete sobre papelão
Crédito: coleção da artista

Série Afetocolagens, 2022
Silvana Mendes
Crédito: coleção da artista

Série Do Mar ao Rio, 2022
Nay Jinknss
Fotografia
Crédito: coleção da artista

Colação, 2021
Gleyson Borges, vulgo A coisa ficou preta
Lambe
Crédito: coleção do artista

Sebastiana, 2023
Victor Fidelis
Tinta acrílica sobre tela
Crédito: Coleção Kenni Kool

Doriana, 2023
Victor Fidelis
Tinta acrílica sobre tela
Crédito: Acervo da Galeria Asfalto

Cantinho, 2022
Victor Fidelis
Tinta acrílica sobre tela
Crédito: Coleção Leo Claret

Angola, 2018
Pedro Neves
Técnica Mista sobre Televisão
Crédito: coleção do artista


Publicação:
Domingo | 17 de dezembro, 2023