Criação do diretor Marcos Damigo, drama histórico real mistura passado e presente para falar sobre o período da invasão holandesa em Pernambuco no século XVII; em cena, a personagem Anna Paes é vivida pela atriz Carol Duarte, que divide o palco com Jamile Cazumbá, Ermi Panzo e Leonardo Ventura. Montagem tem recursos audiovisuais e música ao vivo executada pelo diretor musical Adriano Salhab.


No palco, em um ensaio de teatro, dois atores e duas atrizes investigam Anna Paes, uma dona de engenho que viveu em Recife no século XVII. A partir desta personagem, exploram o contexto político, econômico e social de uma época que deu início a estruturas ainda vigentes em nossa sociedade. O domínio holandês no Nordeste do País no século XVII (um dos períodos mais estudados da história brasileira) é o enredo de Babilônia Tropical, que estreia no CCBB São Paulo, depois de temporadas nas praças de Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro (clique aqui para informações detalhadas).

Bilhete para Nassau

O grupo de quatro atores, inspirados no episódio da invasão holandesa em Pernambuco – quando a região era a maior produtora de açúcar do mundo – ensaia o espetáculo que mescla passado e presente e se desenrola a partir da tentativa de reproduzir o momento em que Anna Paes, dona de engenho da época, escreve um bilhete para o aristocrata neerlandês Maurício de Nassau, presenteando-o com seis caixas de açúcar em sua chegada ao Brasil. O bilhete está guardado até hoje no Arquivo Nacional dos Países Baixos, em Haia.

Escravidão

Anna Paes, uma mulher considerada à frente de seu tempo, já que sabia ler e escrever (algo raro para a época), assumiu também a administração de um dos maiores engenhos de Pernambuco com a morte do marido. Valores positivos para esse início de modernidade, como liberdade e emancipação, vão sendo desmontados, revelando a grande farsa do projeto que deu início a esse empreendimento açucareiro, que só existiu graças à escravidão.

O idealizador, dramaturgo e diretor da obra, Marcos Damigo, enfatiza: “É uma responsabilidade imensa dar vida às pessoas que vieram antes de nós, para que possamos transformar a forma como nos enxergamos e, assim, talvez, ativar nossa sensibilidade para uma melhor compreensão de nós mesmos.”

Serviço

Babilônia Tropical – A Nostalgia do Açúcar
Temporada: de 06 de outubro a 19 de novembro de 2023, sempre de quinta a domingo
Horário: quinta e sexta às 19 horas, sábado, domingo e feriados (12/10 e 02/11) às 17h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – CCBB SP
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP
Próximo à estação São Bento do Metrô
Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.
Duração: 80 minutos
Recomendação: 14 anos
Ingressos: R$30 (inteira) / R$15,00 (meia-entrada)
Vendas: bilheteria do CCBB SP ou pelo site bb.com.br/cultura


Destaque – Imagem: CCBB SP / Divulgação


Publicação:
Sábado | 30 de setembro, 2023