Quarta-feira | 11 de março, 2020 | 18h43


A declaração foi feita na tarde desta terça-feira (11) pelo diretor-geral da OMS.

Gerson Soares


O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, disse que nas últimas duas semanas, o número de casos de COVID-19 (coronavírus) fora da China aumentou três vezes e o número de países afetados triplicou.

De acordo com a OMS, existe mais de 118.000 casos em 114 países e 4.291 pessoas já morreram, enquanto milhares lutam por suas vidas nos hospitais. A organização considera um aumento de casos e países afetados. “A OMS está avaliando esse surto 24 horas por dia e estamos profundamente preocupados com os níveis alarmantes de disseminação e severidade, e com os níveis alarmantes de inação. Portanto, avaliamos que o COVID-19 pode ser caracterizado como uma pandemia”, disse durante coletiva de imprensa em Genebra, Suíça.

Adhanom frisou que apesar do emprego da palavra pandemia os envolvidos devem manter a serenidade para não agravar o medo, levando a mais sofrimentos desnecessários. “A descrição da situação como pandemia não altera a avaliação da OMS da ameaça representada por esse vírus. Não muda o que a OMS está fazendo, nem o que os países devem fazer.”

Convocando todos a cuidar uns dos outros deixou algumas palavras que julgou muito importantes. “Prevenção, preparação, saúde pública, liderança política, e acima de tudo, pessoas. Estamos nisso juntos, para fazer as cosas certas com calma e proteger os cidadãos do mundo.”

 

Coronavírus é declarado pandemia pela OMS. Imagem: Wikipédia / aloart