Sábado | 18 de fevereiro, 2023

Malta é um país arquipélago. Sua história começou no período neolítico, há 5.200 a.C., e foi sendo escrita por civilizações. Fenícios, cartagineses, romanos e bizantinos deixaram suas marcas. E, ao longo dos séculos, as ilhas maltesas continuam fascinando seus visitantes.


 

 

No ano 60 d.C., a caminho de Roma, o apóstolo Paulo naufragou em Malta introduzindo assim o cristianismo no arquipélago. Árabes, normandos, aragoneses e os Cavaleiros Templários, continuaram a escrever esta história. Depois deles, veio Napoleão pela França e por último os britânicos, até a independência em 1964. Os malteses adotaram o sistema britânico de administração pública, educação e legislação. Desde 1974, Malta é uma república, foi desmilitarizada em 1979 e ingressou na União Europeia em maio de 2004. A saga da própria Europa cruza estes mares e por consequência reside no coração de cada pessoa apaixonada pela beleza e a complexa variedade cultural que resulta no encontro de civilizações.

Mar

Para conhecer as praias e a “dramática costa das ilhas de Malta”, o viajante pode participar de um dos muitos cruzeiros, aventurar-se num caiaque, surfar ou apenas nadar nas águas azuis; as possibilidades são infinitas num clima favorável às atividades como o mergulho no mar cristalino. Com cavernas, destroços e mais de 120 locais a poucos minutos um do outro para mergulhar, as ilhas são frequentemente eleitas entre os melhores destinos de mergulho do mundo.

Gastronomia

Com localização privilegiada no Mar Mediterrâneo e abundância de produtos de qualidade, frutos do mar e receitas que remontam a séculos, a comida e a bebida são a própria essência da cultura maltesa. Portanto, as ilhas possuem uma das culinárias mais espetaculares do mundo. “Qualquer que seja o tipo de experiência gastronômica que você deseja, seja um lanche rápido, uma extravagância culinária em um restaurante com estrela Michelin ou uma profunda imersão em alguma culinária local incrível, sempre há algo para experimentar em Malta,” descreve um dos volumes turísticos regionais.

Foto: VisitMalta / Divulgação

 

Cultura

As tradições ricas e coloridas dos malteses passaram pelo teste do tempo. “Com elaboradas exibições de fogos de artifício, festas barulhentas nas aldeias e excelente hospitalidade, sem mencionar a comida incrivelmente deliciosa, o puro magnetismo da cultura maltesa é aparente onde quer que você vá, tornando quase impossível não ser atraído,” destaca.

Foto: VisitMalta / Divulgação

 

Filmes

A paisagem exuberante, as áreas rochosas e o mar azul parecem ter a união perfeita para o cinema. Cenas de filmes como Game of Thrones, Troya, Gladiador, Junto ao Mar, Assassins Creed, Captain Phillips e o Conde de Monte Cristo, são alguns sucessos de bilheteria filmados em Malta.

Valetta, Malta. Foto: VisitMalta / Divulgação

 

Patrimônio Mundial

Malta é um arquipélago localizado a 93 km ao sul da Sicília, Itália. Possui apenas 316 quilômetros quadrados, e caberia tranquilamente na Baía de Guanabara que tem 412. Com templos mais antigos do que Stonehenge na Inglaterra ou as pirâmides do Egito, a pequena república possui três Patrimônios Mundiais da UNESCO: capital cultural de Valetta, o hipogeu Hal-Saflieni e sete templos megalíticos. Apesar do tamanho, as ilhas continuam encantando seus visitantes através das eras. Conheça Malta e viva La Dolce Vita.