Domingo | 26 de junho, 2022
A travessia mais espetacular dos Alpes: O Bernina Express de Chur / St. Moritz – Valposchiavo – Tirano conecta regiões linguísticas e culturas – em linhas sinuosas e sem engrenagens. Os passeios panorâmicos pelo RhB Património Mundial da UNESCO são um verdadeiro deleite.
Entre Albula/Bernina, regiões dos Alpes Suíços, são 130 quilômetros num só trem. A via férrea de Albula/Bernina forma o coração da lista de Patrimônios Culturais Mundiais da UNESCO, sendo considerada como uma das rotas mais espetaculares do mundo.
Bernina Express no Vale Albula através do viaduto Landwasser. Foto: © Rhaetian Railway / RhB / Andrea Badrutt
A Rhaetian Railway (ou Ferrovia Rética) entre Thusis e Poschiavo é uma maravilha da engenharia ferroviária. Os entusiastas das ferrovias afirmam que o percurso de Albula entre Chur e St. Moritz é a rota das montanhas mais pitoresca do mundo, dando grande atenção ao viaduto Landwasser, de curvas incrivelmente arrojadas.
Faça o percurso entre Thusis, Saint Moritz e Tirano: a dolce vita nos Alpes – parte 2
Na ferrovia mais alta dos Alpes, percorrendo 55 túneis e 196 pontes, o Bernina Express sobe até as geleiras reluzentes antes de descer para as palmeiras da Itália bem abaixo. Esta ligação ferroviária entre o Norte e o Sul da Europa constrói pontes entre regiões com línguas e culturas diferentes.
Bernina Express no ambiente gelado dos Alpes suíços, perto de Pontresina. Foto: © Rhaetian Railway / RhB / Andrea Badrutt
No percurso da rota, a bordo do charmoso trem panorâmico Bernina Express, o viajante vai passar pela gigantesca geleira de Morteratsch. Daí em diante, o trem sobe, sem a ajuda de cremalheira (mecanismo que foi utilizado na Serra do Mar em São Paulo pelo Ferrovia Santos-Jundiaí), através da linha férrea do passo alpino mais elevado da Europa, o Bernina, de 2.253 metros de altura, e serpenteia montanha abaixo até Poschiavo dando voltas arrojadíssimas.
Os passageiros em viagem para Tirano ainda experimentarão outra exclusividade em Brusio: um túnel exposto helicoidal. O trem, chamado pelos locais de “Kleine Rote” (literalmente: “Vermelhinho”) está na lista de Patrimônios da Humanidade de Bernina/Albula da UNESCO, que inclui também a paisagem cultural ao redor, com seus vilarejos prístinos, paisagens extremamente românticas e Alpes ancestrais.
Serviço a bordo do Bernina Express. Foto: © Rhaetian Railway / RhB / Nicola Pitaro
Mapa com o trajeto alpino percorrido pelo Bernina Express. Imagem: © Rhaetian Railway / RhB / Google maps
Foto em destaque: Vale Albula. © Rhaetian Railway / RhB / Erik Süsskind
Chur, Suíça: a dolce vita nas montanhas geladas dos alpes entre a Itália, Alemanha e França