Sexta-feira, 27 de junho de 2014 às 6h45
A Jaguar irá fabricar apenas 250 automóveis do modelo F-TYPE Project 7. Serão poucos felizardos a possuírem essa legenda esportiva. Veja como foi o anúncio, feito a um ano, na Inglaterra.
Inglaterra, junho de 2013 – Lançamento do Jaguar Project 7 será no Goodwood Festival de Velocidade (Goodwood Festival of Speed).
“Quando você olha para este carro, ele tem uma enorme atração. É cheio de desejo - você vê que seu único objetivo é ser apreciado. O Project 7 é um carro muito especial – e não somente apenas porque é exclusivo, mas por causa de sua pureza de propósito. É o puro Jaguar.”
Ian Callum, Diretor de Design, Jaguar
O conceito Project 7 inspirado no Jaguar F-TYPE está prestes a ser lançado no Goodwood Festival of Speed deste ano.
O Project 7, baseado no aclamado F-TYPE e produzido para demonstrar a criatividade das equipes de design e engenharia da Jaguar, fará seu lançamento dinâmico no 2013 Goodwood Festival of Speed no dia 12 de julho. O nome reconhece as sete vitórias da Jaguar em Le Mans entre 1951 e 1990; sua impressionante pintura azul é uma reminiscência dos vitoriosos Jaguar D-type de 1956 e 1957.
Embora não se destine à produção, o Project 7 não é meramente um conceito estático, mas um carro esportivo de alto desempenho totalmente funcional. A arquitetura rígida toda em alumínio do F-TYPE é o ponto de partida perfeito, com a potência fornecida pela versão de 550 PS do motor 5.0 litros V8 Supercharged da Jaguar – um aumento de 55 PS em relação ao F-TYPE V8 S.
Além do aumento de potência - oferecido pela transmissão automática Quickshift de 8 velocidades da Jaguar e pelo diferencial ativo eletrônico – o Project 7 também possui um sistema de escape de fluxo livre com acabamento de cerâmica, altura livre 10 mm mais baixa e um exclusivo ajuste de molas e amortecedores.
O exterior único celebra a linhagem esportiva da Jaguar. As duas “linhas de coração” principais do F-TYPE permanecem, com a mudança mais proeminente sendo a carenagem traseira inspirada pelo D-type que incorpora uma proteção anticapotagem e desce rapidamente de trás da cabeça do condutor. O sistema de capota foi completamente removido.
Modificações aerodinâmicas incluem um difusor dianteiro de fibra de carbono, saias laterais, um grande difusor traseiro e um spoiler traseiro fixo com um ângulo de ataque de 14 graus, dando ao Project 7 uma postura muscular baixa e unificada. As grades laterais e os respiros do capô também são de fibra de carbono, enquanto os espelhos retrovisores de fibra de carbono e de alumínio derivam do conceito esportivo C-X16, do qual o F-TYPE foi derivado.
O para-brisa foi reduzido, enquanto um novo design de nariz incorpora entradas de ar e faróis revisados com entornos em preto brilhante ao invés de cromados. O carro está calçado em rodas de liga forjada de 20 polegadas com inserções de fibra de carbono.
A cabine do Project 7 não é menos impressionante do que seu exterior. O motorista senta-se em um assento esportivo, rebaixado em 30 mm, e é segurado por um cinto de segurança de corrida de quatro pontos. O assento do passageiro é substituído por um protetor de cabeça único, que carrega um capacete desenvolvido especialmente para o Project 7, combinando com a pintura e os gráficos azuis, preso por seu próprio cinto de segurança.
O assento e as partes internas das portas são acabados em padrão diamantado e acolchoado ao estilo das corridas. Há inserções de fibra de carbono no console e no seletor SportShift, o botão start-stop é em preto brilhante e o volante é equipado com borboletas de marcha de alumínio usinado.