Segunda-feira | 20 de março, 2023

A Nestlé vem aumentando seus investimentos no Brasil. Enquanto muitas empresas se retraem diante das dificuldades, a gigante suíça que hoje é um conglomerado global se expande. Vamos conhecer uma pequena parte dessa história.


Em 1866, a Anglo-Swiss Condensed Milk Company inaugurou sua primeira fábrica de leite condensado da Europa na Suíça. No ano seguinte, o farmacêutico alemão chamado Henri Nestlé desenvolveu um alimento infantil revolucionário, a farinha láctea. Anos depois, em 1905, a empresa criada por ele se funde com a Anglo-Swiss para formar o que conhecemos hoje como Grupo Nestlé.

Milkmaid

Foram os irmãos norte-americanos Charles e George Page que ajudaram a criar a Anglo-Swiss. É provável que tenham percebido a abundância de leite fresco na Suíça e aplicando o conhecimento adquirido nos Estados Unidos estabeleceram a primeira fábrica em Cham, para fabricar leite condensado. Assim, começam a fornecer o produto para cidades industriais europeias sob a marca Milkmaid. Seu apelo era de uma alternativa segura e de longa duração em relação ao leite fresco. Eis, portanto, a origem de um dos produtos mais gostosos e vendidos no mundo, o Leite Moça.

 

Imagem: Nestlé

 

Farinha Láctea

Henri, o fundador da Nestlé, lançou em 1867, a sua “Farinha Láctea” em Vevey, Suíça. O produto era uma combinação de leite de vaca, farinha de trigo e açúcar, que Nestlé desenvolveu para ser consumida por bebês que não podiam ser amamentados, a fim de ajudar a combater as altas taxas de mortalidade infantil. Foi nessa época que ele passou a utilizar o icônico logotipo do Ninho com os passarinhos.

 

Imagem: Nestlé

 

Concorrência

Depois de vender sua empresa e a fábrica em Vevey em 1875, e de enfrentar forte concorrência com a Anglo-Swiss em 1878 – quando ambas as empresas vendiam versões rivais dos produtos leite condensado e cereal infantil – Nestlé e Anglo-Swiss expandem suas vendas e produção no exterior. Em 1905, a Anglo-Swiss e a Nestlé se fundem para constituir a Nestlé & Anglo-Swiss Milk Company.

Guerras

Passando por duas guerras mundiais, a empresa forneceu o leite condensado ao Exército Britânico em 1915, que o utilizou como ração de emergência na I Guerra Mundial. Em 1939, temendo que as potências do Eixo ocupassem a Suíça, a Nestlé & Anglo-Swiss desloca alguns gerentes para um novo escritório em Stamford, nos Estados Unidos, que funcionou como a segunda sede da empresa durante a II Guerra Mundial. Os chocolates ganharam popularidade entre os soldados norte-americanos e o Nescafé é incluído nos suprimentos de emergência da CARE (Pacotes CARE®), enviados à Europa e Japão.

Expansão

Durante o conflito mundial, impedida de exportar leite da Europa, a Nestlé & Anglo-Swiss forneceu leite dos EUA e Austrália para a África, Ásia e expandiu sua produção na América Latina. Ainda na década dos anos 1930, lançava o Nestrovit – suplemento alimentar – e o chocolate branco Galak (1936). Em 1940, lança o Nestea; antes disso, em 1916, a marca Molico já fazia parte do grande mix das marcas famosas Nestlé que continuam se expandindo na atualidade. A empresa vem aumentando seus investimentos no Brasil com um total de mais de 5,236 bilhões de reais entre os anos 2021, 2022 e a projeção acima de 2,5 bilhões para 2023. Uma história de sucesso que pode ser vista na íntegra aqui.


Fonte: Nestlé


Destaque – 1866: Primeira fábrica de leite condensado da Europa na Suíça, construída pela Anglo-Swiss Condensed Milk Company. Imagem: Nestlé