De acordo com as Sondagens do instituto econômico, consumidores e empresários, mostram-se otimistas.
O primeiro semestre do ano fecha com alta de confiança dos consumidores e estabilidade no agregado das empresas, aponta a Síntese das Sondagens do FGV IBRE. Como destacado pela economista Anna Carolina Gouveia, o bom momento do mercado de trabalho, com uma combinação virtuosa de aumento da formalização e da renda, torna o otimismo dos consumidores resiliente ao cenário dos juros ainda altos, que encarecem o crédito.
Consumidor
A confiança do consumidor fechou junho em 91,1 pontos, ainda abaixo da confiança empresarial, com 95,6 pontos em junho. A dúvida adiante, como lembrou recentemente o pesquisador Livio Ribeiro é até quando essa dinâmica laboral não pressionará a inflação, minando o poder de compra dos salários dos trabalhadores.
Setores
O destaque favorável entre os setores é a confiança da Indústria, que registra sua terceira alta consecutiva e passa por momento relativamente favorável. A confiança da Construção fechou estável, enquanto a de Serviços e Comércio recuou, sinalizando perda de fôlego nesses dois setores. O desastre ambiental do Rio Grande do Sul segue influenciando negativamente em alguns segmentos, especialmente no Comércio.
Fonte: FGV IBRE
Destaque – Imagem: aloart
Publicação:
Quarta-feira | 10 de julho, 2024