Centro Cultural Banco do Brasil realiza primeira edição da mostra itinerante do aclamado festival, cuja história começa em 1973 na Serra Gaúcha.

De 6 de setembro a 20 de outubro de 2023, “Noites Alienígenas”, “Carro Rei”, “King Kong em Asunción”, “Pacarrete” e “Ferrugem”, filmes vencedores do festival de 2018 a 2022, serão exibidos nos CCBBs São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.


Pela primeira vez, o mais tradicional festival de cinema do país ganhará uma mostra itinerante, realizada em parceria com o Banco do Brasil. A Mostra 51º Festival de Cinema de Gramado será realizada de 6 de setembro a 20 de outubro, nos Centros Culturais Banco do Brasil do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília, que exibirão os cinco vencedores dos Kikitos de Melhor Filme das edições do festival de 2018 a 2022: “Noites Alienígenas”, “Carro Rei”, “King Kong em Asunción”, “Pacarrete” e “Ferrugem”. A programação é toda gratuita, com retirada dos ingressos na bilheteria ou pelo site: bb.com.br/cultura (ingressos disponíveis no dia de cada sessão a partir das 9h).

Acesse a programação completa do Festival de Cinema de Gramado

A Mostra 51º Festival de Cinema de Gramado começa por São Paulo, de 6 a 10 de setembro; em seguida vai para o Rio de Janeiro e para Belo Horizonte, onde acontece simultaneamente, de 13 a 17 de setembro; e segue para Brasília, de 17 a 20 de outubro de 2023.

Resenha sobre a história do festival

O Festival de Gramado começou em 1973, quando o evento foi oficializado pelo Instituto Nacional de Cinema. A primeira edição reunindo diversas entidades públicas e privadas, aconteceu de 10 a 14 de janeiro de 1973, “já com a disputa pelo Kikito, o ‘Deus do Bom Humor’, cuja estatueta foi criada por Elizabeth Rosenfeld, grande incentivadora do artesanato gramadense”. Na edição de 40 anos, realizada em 2012, o Festival se reinventou com um perfil mais democrático e inúmeras mudanças. Na 51ª edição do Festival de Gramado, realizada entre os dias 11 e 19 de agosto, o grande vencedor foi “Mussum, o Filmis”, narrando a trajetória de vida de Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum.


Destaque – Pacarrete. Foto: CCBB / Divulgação


Publicação:
Sexta-feira | 1º de setembro, 2023