Domingo, 28 de junho de 2015, às 11h14


Edição: Alô São Paulo

Museu Louwman – Conheça algumas raridades da Coleção Louwman, uma extraordinária mostra de veículos que fica na cidade de Haia, na Holanda, fundado em 1934. Conheça mais uma raridade, do início das corridas.

Spyker 1903. Foto: Louwman Museum. Coleção Louwman/Divulgação

 

 

SPYKER
60-HP Four-Wheel Drive Racing Car

(Carro de corrida 60 HP – tração nas quatro rodas)

Este foi o primeiro carro do mundo a ser equipado com um motor de seis cilindros, o primeiro carro a gasolina com tração nas quatro rodas e o primeiro carro com um sistema de travagem nas quatro rodas. Portanto, este Spyker 60 HP é um dos carros mais significativos da história do automobilismo.

Foi um carro de corrida encomendado por Jacobus Spijker para a corrida Paris–Madrid de 1903. O jovem engenheiro belga, Joseph Valentin Laviolette, recentemente nomeado, já tinha um projeto para um motor com seis cilindros separados e agora seria possível construí-lo. Ele também projetou uma transmissão para as rodas dianteiras e traseiras, assim como para o sistema de freios. No entanto, o carro não ficou pronto a tempo para a corrida e só foi lançado em dezembro de 1903, em Paris. Dois meses mais tarde, foi levado para exposição no Palácio de Cristal, em Londres.

Depois de ser restaurado no início de 1920 de forma incompetente, na sequência da falência da empresa, a Spyker foi comprada por um ex-diretor. De 1953 a 1993, o carro, que agora tinha a carroçaria bastante modificada, foi alojado em vários museus holandeses, até que ser adquirido pelo Museu Louwman. O Spyker foi então restaurado ao longo de um período de cinco anos à sua condição original, conforme exibido no Crystal Palace em 1904.

Leia as últimas publicações