Novas pesquisas ajudam a esclarecer como a automação e as condições do mercado de trabalho impactam uma à outra.


Se a automação e o mercado de trabalho tivessem páginas no Facebook, sua relação seria classificada como “complicada”.

“Por um lado, a automação de certas tarefas pode reduzir os salários e as oportunidades de emprego para os trabalhadores que antes as realizavam”, afirma David Hémous, economista da Universidade de Zurique. “Mas, por outro lado, custos de mão de obra mais altos ou escassez frequentemente incentivam a automação.”

O projeto AUTOMATION, financiado pela UE (União Europeia), ajuda a entender essa relação complexa.

“Nosso objetivo era determinar como um aumento nos salários leva a um aumento na automação e como isso pode levar a uma redução no emprego”, acrescenta Hémous, que atua como coordenador do projeto.

Como as condições do mercado de trabalho impactam a inovação em automação

Para estudar o efeito que as condições do mercado de trabalho têm na automação, o projeto apoiado pelo Conselho Europeu de Pesquisa (European Research Council) classificou as patentes como relacionadas à automação ou não. Essa classificação permitiu aos pesquisadores distinguir entre uma inovação que visa reduzir a mão de obra e uma que tem outros objetivos, como a redução do consumo de energia.

Em seguida, o projeto estudou o comportamento das empresas que produzem equipamentos para outras empresas. “Nossa hipótese era que um aumento nos custos de mão de obra para clientes a jusante aumentaria a demanda por máquinas de automação, mudando assim a direção da inovação para mais automação”, explica Hémous.

Para explicar o efeito causal que um aumento nos custos de mão de obra tem sobre a automação, os pesquisadores mediram o quanto as empresas inovadoras aumentam o patenteamento em tecnologias de automação após um aumento no custo da mão de obra em seu mercado de exportação.

Automação e seu impacto nos mercados de trabalho

Os pesquisadores então usaram sua classificação de patentes para estudar o efeito da automação nos mercados de trabalho.

“Descobrimos que os setores que utilizam muitas tecnologias de automação também tendem a utilizar muitas tecnologias não automatizadas, portanto, estudar o efeito das primeiras sem controlar as últimas leva a um viés nas estimativas”, acrescenta Hémous.

Para levar isso em conta, o projeto analisou o efeito da automação e da inovação não automatizada sobre o emprego nos Estados Unidos, tanto no nível da indústria quanto no mercado de trabalho local.

Os custos de mão de obra têm um grande impacto na automação

Com base neste trabalho, o projeto constatou que os custos de mão de obra têm um impacto significativo na automação. Especificamente, um aumento de 1% nos custos de mão de obra de baixa qualificação leva a um aumento de 2% a 4% nas patentes de automação.

“Em contraste, encontramos um efeito negativo nos custos de mão de obra de alta qualificação, presumivelmente porque as tecnologias de automação que investigamos tendem a complementar a mão de obra de alta qualificação”, observa Hémous. “Também descobrimos que os custos de mão de obra não têm efeito sobre as inovações em máquinas não automatizadas.”

O projeto constatou ainda que as indústrias de manufatura mais expostas à automação apresentam uma diminuição no emprego em relação às indústrias menos expostas à automação, enquanto as indústrias mais expostas à inovação não automatizada apresentam um aumento relativo no emprego.

Impulsionando a tomada de decisões inteligentes

Segundo Hémous, essas descobertas podem ter implicações políticas importantes, especialmente à medida que os políticos buscam corrigir as desigualdades relacionadas à automação, por exemplo, aumentando o salário mínimo.

“Nossa pesquisa mostra que um aumento no salário mínimo leva a um aumento na automação, alimentando a própria tendência tecnológica que levou a mais desigualdade em primeiro lugar”, conclui.


Fonte: Cordis EU


Destaque – Robô substitui trabalho humano em uma fábrica. Imagem: aloart / G. I. / AI image


Leia outras matérias desta editoria

Como as condições de trabalho impactam a automação e vice-versa

Novas pesquisas ajudam a esclarecer como a automação e as condições do mercado de trabalho impactam uma à outra. Se a automação e o mercado de trabalho tivessem páginas no Facebook, sua relação seria classificada como “complicada”. “Por um lado, a...

A várzea no Campo de Marte: um dos redutos do futebol amador em São Paulo

Os campos de várzea nas regiões centrais de São Paulo estão desaparecendo. Revista Pesquisa Fapesp O crescimento urbano e a especulação imobiliária, acelerados nas últimas décadas, apagaram muitas das áreas onde, por gerações, boleiros se reuniam para...

Feriado: momento de descanso ou comemorativo? Qual a origem dos feriados?

Os feriados de algumas datas importantes, como a Páscoa ou o Natal e Ano Novo, que para muitos são momentos de confraternização, solidariedade, descanso ou de fazer uma pausa para sonhar com futuras realizações, tiveram sua origem em tempos longínquos. Na...

Landell de Moura, um cientista brasileiro contemporâneo de gênios, conheça

A PUCRS e IHGRGS fizeram uma parceria para homenagear o brasileiro que para alguns historiadores pode ter sido injustiçado ao ser atribuída a outro cientista a primeira transmissão de ondas de rádio sem fio. No dia 21 de setembro de 2023, o professor...

Paternidade, direitos e inclusão: Defensor Público fala sobre pais que lutam por seus filhos com deficiência

André Naves — Defensor Público Federal formado em Direito pela USP, especialista em Direitos Humanos e Inclusão Social; mestre em Economia Política pela PUC/SP. Cientista político pela Hillsdale College e doutor em Economia pela Princeton University....

Violência escolar aumenta nos últimos 10 anos no Brasil, vídeo

Escassez de políticas para melhorar a convivência e a precarização da estrutura de unidades de ensino colaboram com o avanço de agressões em instituições do país. Por Christina Queiroz | Pesquisa Fapesp O Brasil enfrenta um novo cenário de violência em...

A origem alegre das Festas Juninas, conheça

As festividades de São João no Brasil possuem uma história bem interessante. Vamos explorar um pouco esse tema tão alegre e colorido. Para os católicos, as comemorações tiveram início no século VI, quando o Vaticano instituiu o dia 24 de junho para a...