Sábado | 30 de abril, 2022

Esbanjando beleza e ar puro, no entanto, os milhares de usuários e praticantes de natação não podem usar as piscinas. O parque aquático conta com uma piscina gigante, que devido à sua capacidade em volume d’água é considerada a maior do Brasil.

por Equipe do Portal


O Parque Ceret localizado no Jardim Anália Franco, entre as ruas Canuto de Abreu s/nº e Eleonora Cintra, no bairro Tatuapé, é uma das melhores opções de lazer em qualquer época do ano; recebe frequentadores locais e de outros bairros.

Os jovens estão se aproximando mais do parque, depois que as quadras foram reformadas, realizando animadas partidas de vôlei e futsal. Os amantes do tênis também encontram espaço para seus jogos.

Usuários vêm ao parque para reuniões em família, trazendo as crianças que se divertem nas amplas áreas gramadas, com os brinquedos instalados. Invariavelmente são promovidas atrações gastronômicas e esportivas que divertem a todos.

Diariamente o Ceret recebe centenas de pessoas que caminham, correm, se exercitam nos aparelhos e toda essa movimentação, além das atividades coordenadas, cria um ambiente muito saudável.

Aberto das 6h da manhã até às 22h de segunda a sexta e das 6h às 20h aos sábados e domingos, o local garante o lazer a muitos frequentadores assíduos. A manutenção tem sido mais frequente e as alamedas estão cada vez mais bonitas. Mas há carências que precisam ser resolvidas.

Ceret: visão espetacular do parque aquático, mas sem acesso aos usuários. Foto: aloimage

Parque aquático do Ceret: placa há muito tempo colocada à vista do público, informa que não há previsão de abertura das piscinas. Foto: aloimage

Milhares de usuários vêm ao parque para diversão, esporte e lazer, mas ainda não podem contar com o parque aquático. Foto: aloimage

Parque aquático do Ceret nunca abre

Apesar dos gastos e emprego de funcionários voltados à manutenção das piscinas, elas praticamente nunca abrem. É essa a impressão dos frequentadores, quando o assunto é alçado. Durante o verão, com eufemismo, podemos lembrar que as piscinas receberam alguma frequência em um ou dois períodos e ficou nisso, pelo menos nos últimos 10 anos.

O problema é que a falta de calendário, de manutenção dos azulejos e até da própria água – que chega a ficar verde em algumas épocas – levou ao descrédito da população. Mas o pior problema é que não existe uma programação fixa e toda infraestrutura do parque aquático fica inacessível ao público.

Até 2016, a piscina semiolímpica permanecia fechada. Antes disso, no local já ocorreram algumas modestas competições bem animadas, mas faz muito tempo. Em 2021, durante a pandemia de coronavírus, essa piscina passou a ser reformada e praticamente um ano depois a obra terminou. Está muito melhor e atraente. Todavia, continua fechada.

A piscina semiolímpica fechada, em 2016. Mas o fechamento ocorreu mito tempo antes. Foto: aloimage

Nova licitação está em andamento, diz a SEME

Em contato com a Prefeitura de São Paulo, para saber o porquê da constante falta de acesso público ao parque aquático do Ceret, fomos informados pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) que “está em andamento a licitação para contratar salva-vidas, o que vai possibilitar a reabertura das piscinas do CERET”.

Ainda de acordo com a SEME, o problema da não abertura do parque aquático está ligado a licitações anteriores. “O processo de nova contratação, que tramita dentro dos procedimentos previstos em lei, com o objetivo de evitar qualquer prejuízo aos cofres públicos, engloba todos os Centros Esportivos, a fim de que essa divergência não ocorra”, respondeu a SEME.

Piscina semiolímpica sendo reformada em julho de 2020. Foto: aloimage

Termino da reforma ocorreu no final de 2020. Foto: aloimage

Parque aquático do Ceret: piscina semiolímpica pronta em janeiro de 2021. Foto: aloimage

Piscina semiolímpica vista em abril de 2022. Desde a conclusão da reforma no final de 2020, nunca abriu. Foto: aloimage

Arquitetura única: piscina gigante, destaque do parque aquático, fechada em 2016. Nesta imagem, depois de algum tempo sem manutenção, vemos a água esverdeada. Foto: aloimage

Piscina com milhões de litros d’água é inacessível

No Ceret está instalada uma piscina com 100 metros de comprimento por 50 metros de largura e capacidade de armazenar 5,5 milhões de litros de água. É considerada a maior piscina pública do Brasil, mas continua fechada devido à burocracia.

Apesar da nota emitida pela atual gestão da SEME, a verdade é que as piscinas do Ceret estão fechadas na maior parte do tempo. Se levarmos em conta os últimos 30 anos e a gestão de diversos prefeitos, as piscinas, toda a estrutura de vestiários, a arquitetura e todo o conjunto aquático não mereceram a devida atenção dos administradores.

O Parque Ceret como um todo está cada vez melhor, mas os usuários ficam privados do uso das piscinas. Essa melhoria é um ponto importante e traria mais alegria a esse espetacular parque aquático com arquitetura única. Há inúmeras possibilidades, tais como a promoção de brincadeiras para as crianças, jogos aquáticos para os jovens, assim como competições entre nadadores amadores.

Quadras do Ceret: depois de reformadas – durante os anos 2015 e 2016 – aos poucos vai atraindo novamente os jovens. Foto: aloimage

Campos de futebol

Deixamos de citar os campos de futebol nesta reportagem, pois este é outro assunto que por ser uma paixão nacional merece uma página à parte. Deixe seu comentário, sugestões, críticas e faça suas perguntas também pelo WhatsApp, clicando no botão ao lado.