Instituto Ayrton Senna propõe painéis educacionais em evento internacional, vote até o dia 25


Quarta-feira, 23 de agosto de 2017 às 13h26

O Instituto Ayrton Senna (IAS), há mais de 20 anos trabalha impulsionado pela vontade do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna de construir um Brasil melhor, buscando incessantemente novos conhecimentos como resposta aos desafios de um mundo que se transforma a todo momento. Leia a matéria e decida se quer votar.

Do IAS

Como utilizar a programação de computadores como uma ferramenta de empoderamento na educação, e como construir uma proposta de ensino médio com sentido para a juventude? Essas duas perguntas orientam os dois painéis que o Instituto Ayrton Senna propôs para o SXSWEDU 2018 (South by Southwest-Edu), um dos eventos mais importantes do mundo em inovação para educação. A programação do evento, no entanto, é definida por meio de votação. Uma plataforma online está aberta até dia 25 de agosto para qualquer pessoa indicar o tema que gostaria de ver.

SXSW EDU 2018, acontece de 5 a 8 de março de 2018. Foto: David Zacek

A conferência de educação do South by Southwest promove a inovação na aprendizagem ao colocar em contato uma comunidade de diferentes atores com diversas abordagens de ação e o objetivo comum de gerar impacto e avanços na educação. Esta será a oitava edição do especial de educação do festival SXSW, e acontecerá entre 5 e 8 de março de 2018, no Texas (EUA).

Em geral, os participantes do evento são educadores, gestores escolares, representantes de governos e ONG’s, além de empreendedores. As apresentações podem ocorrer em sessões de debates, workshops, mentoria, exibição de filmes, demonstração de startups, discussões de políticas públicas, networking, entre outras. O objetivo é gerar engajamento, colaboração e conexão entre os participantes para maiores impactos nas práticas de ensino e aprendizagem, especialmente por vias inovadoras. Em 2016, cerca de 7.500 pessoas participaram do evento.

Segundo os organizadores do evento, o voto da comunidade é um passo importante do processo de seleção das sessões, mas a definição final também passa por análise de avaliadores e da equipe do SXSWEdu. A votação é uma das formas de organizar uma programação que também atenda às demandas daqueles que se interessam por educação.

Para mais informações sobre o evento, clique aqui.

A seguir, conheça um pouco mais sobre cada proposta disponibilizada para a votação.

Building a High School with meaning for the youth (Construindo um ensino médio com sentido para a juventude)

O que acontece quando estudantes são protagonistas? Como desenvolver uma escola de ensino médio em que a juventude se sente conectada com a sua educação? O Instituto Ayrton Senna desenvolveu por três anos, em parceria com o Rio de Janeiro, uma proposta de ensino médio integral. Os resultados foram ótimos e agora a proposta está sendo desenvolvida em parceria com a rede estadual de Santa Catarina desde o início deste ano para cerca de 1300 estudantes. Nós vamos discutir como escalar um modelo de educação integral em parceria, com respeito às redes e atuação em conjunto.

How the comprehensive education solution for high school works

Programming as an empowerment tool for education (Programação de computadores como uma ferramenta de empoderamento na educação)

Levar a prática da programação de computadores para a educação básica pode ser um contexto interessante para a implementação de uma visão de educação integral. Nesse painel, representantes do Instituto Ayrton Senna e da secretaria municipal de educação de Itatiba-SP, vão compartilhar como essa ferramenta de empoderamento está presente em escolas públicas de 10 municípios do Brasil. O objetivo vai ser discutir como professores com diferentes vivências e sem nenhuma experiência em programação, podem, em conjunto, mediar o desenvolvimento das competências do século 21 nos estudantes.

 

Programming Literacy

Acesse o site do Instituto Ayrton Senna, decida e saiba como votar.

Alunos do projeto social Samurais da Leste em formação; ao fundo, membros da equipe Xtreme Gold Team e professores. Foto: divulgação

Leia mais sobre
RESPONSABILIDADE SOCIAL

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Paulo Guedes explica a reforma da Previdência, vídeo
Parceria entre Brasil e Inglaterra em alto mar
Ministro da Justiça e Segurança Pública apresenta projeto de Lei Anticrime
Mensagem do Presidente ao Congresso Nacional
Veja como foi a festa e a distribuição do bolo dos 465 anos no Bixiga
Segundo dia do presidente no Fórum Econômico Mundial
Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d
Cineasta sueco registrou a paisagem carioca vista do morro
  • Paulo Guedes explica a reforma da Previdência, vídeo

  • Parceria entre Brasil e Inglaterra em alto mar

  • Ministro da Justiça e Segurança Pública apresenta projeto de Lei Anticrime

  • Mensagem do Presidente ao Congresso Nacional

  • Veja como foi a festa e a distribuição do bolo dos 465 anos no Bixiga

  • Segundo dia do presidente no Fórum Econômico Mundial

  • Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d

  • Cineasta sueco registrou a paisagem carioca vista do morro

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*