Sexta-feira | 18 de agosto, 2023
Um levantamento encerrado em maio deste ano aponta aumento das compras online em projeções futuras. O estudo teve como base o comportamento do consumidor brasileiro e explora as tendências do e-commerce no Brasil.
Ainda há quem duvide das compras online. Também existe um público que pesquisa em lojas e acaba comprando online. E, por fim aqueles que nem cogitam essas possibilidades. Certo é que 85% dos consumidores compram online ao menos uma vez por mês, aponta a pesquisa E-commerce Trends 2024 da Octadesk e da Opinion Box. “Foram mais de 2 mil consumidores entrevistados para entender seus hábitos, perspectivas e o que faz com que essas pessoal impulsionem o e-commerce brasileiro,” relatam Dani Schermann (CMO do Opinion Box) e Mahara Scholz (Head de Marketing da Octadesk).
Perfil dos entrevistados
Em maio de 2023, tomando todas as classes sociais, foram entrevistados 2.088 consumidores online acima de 16 anos do país, e todos realizaram pelo menos uma compra online nos últimos seis meses. Com 45%, a região Sudeste lidera o ranking de compradores, o Nordeste vem em segundo lugar com 25% e o Sul fica em terceiro com 16%, enquanto o Centro-Oeste atingiu 8% e o Norte apenas 6%. Uma pequena diferença separa homens e mulheres, dentre os consumidores internautas; elas lideram com 52% das compras e eles ficam com 48%. A métrica de renda aponta
as classes CDE estão no topo da lista com 83%. Nas classes AB, os compradores são 17%.
Retrato do consumidor online
Saber como as pessoas gostariam de comprar na internet é meta dos gestores de e-commerce. “Um dos maiores desafios de traçar o retrato do consumidor online é encontrar suas preferências e hábitos”, enfatizam os pesquisadores. De acordo com o estudo, depois de entrevistarem pessoas que fizeram compras online nos últimos 6 meses, descobriram vários insights interessantes. No alto da preferência, 58% disseram que compram mais pela internet do que em lojas físicas; 22% preferem as lojas físicas à internet; 14% compraram igualmente nos dois segmentos e 6% só pela internet. A frequência de compras online também foi abordada no levantamento e apontou: 33% compram uma vez por mês na internet; 23% uma vez a cada duas semanas; 17% uma vez por semana; 12% várias vezes por semana. Apenas 15% dos consumidores entrevistados vão às compras online menos de uma vez por mês.
Destaque – Imagem: aloart