22 de julho de 2021


O Laboratório de Espelhos Richard F. Caris da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, começou a produção do sexto espelho do Telescópio Gigante Magalhães, o GMT, que entrará em operação no Observatório de Las Campanas, no Chile.

O GMT é fruto de um consórcio internacional, do qual o Brasil é um dos sócios-fundadores, por meio de financiamento da FAPESP. A Fundação destinou ao projeto US$ 40 milhões, o que equivale a 4% do tempo de operação anual do telescópio.


Veja como e quando começou a construção do GMT

Assista ao vídeo


Nós estamos sozinhos no universo?

Are we alone in the universe?


Leia mais sobre Astronomia

Telescópio James Webb da Nasa proporcinará uma visão mais atraente sobre o espaço

Rover Perseverance da Nasa captura eclipse solar em Marte, vídeo

Nasa destaca: Pôr do sol em Pisa e apagão temporário nas ondas de rádio

NASA destaca – Colisão na Constelação de Corvus

NASA seleciona empresas para desenvolver destinos comerciais no espaço

Sábado | 4 de dezembro, 2021 A NASA assinou acordos com três empresas americanas para desenvolver projetos de estações espaciais e outros destinos comerciais no espaço. Os acordos são parte dos esforços da agência para permitir uma economia comercial...

NASA convida a mídia para o lançamento da missão Lucy que vai estudar os “Cavalos de Troia”

Sexto espelho do Telescópio Gigante Magalhães – GMT

22 de julho de 2021 O Laboratório de Espelhos Richard F. Caris da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, começou a produção do sexto espelho do Telescópio Gigante Magalhães, o GMT, que entrará em operação no Observatório de Las Campanas, no Chile. O...

Telescópio da NASA revela sete planetas parecidos com a Terra

Cientistas e astrônomos comemoram a maior descoberta espacial dos últimos 14 anos. Os exoplanetas estão em torno de uma única estrela na constelação de Aquário.

Hubble: uma viagem pela Nebulosa de Orion – vídeo

Os cientistas do Telescópio Espacial Hubble da NASA, produziram novas descobertas que foram mostradas na reunião de inverno do AAS. Assista a um dos vídeos e faça uma viagem pelo espaço.

Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d

Quinta-feira, 22 de julho de 2021 Os milionários que neste mês de julho de 2021 estão dando os primeiros passos fora da Terra podem imaginar o que espera seus futuros clientes astronautas. Em fevereiro de 2017, a NASA divulgava uma das mais fascinantes descobertas da...

Tecnologia: como a ciência mudou a visão dos gigantescos Júpiter e Saturno

Compare as fotos dos planetas tiradas desde a visita da sonda Pioneer há 46 anos.

“Grande Conjunção” de Júpiter e Saturno poderá ser vista hoje

Neste final de ano, os skywatchers (observadores do céu) estão prestes a se deliciarem. O assunto que há uma semana gera curiosidade popular e ao mesmo uma pequena divergência de opiniões entre religiosos e cientistas é a repetição de um fenômeno que pode ter sido...

Cientistas do LIGO descobrem forma espacial misteriosa, vídeo

O sinal de onda gravitacional produzido é consistente com a observação feita pelos detectores de ondas gravitacionais LIGO-VIRGO em 14 de agosto de 2019, chamado de GW190814.

Estudo explica como se formou a nebulosa da Gaivota

Um estudo divulgado na revista Astronomy & Astrophysics explicou a origem da forma peculiar assumida pela nebulosa da Gaivota (Sh 2-296). A investigação foi conduzida com apoio da FAPESP no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade...

Júpiter mais perto: veja quatro das 67 luas que podem ser reveladas, vídeo

A sonda Juno da NASA está pronta para lançar uma luz sobre as origens e a estrutura interior do maior planeta do nosso sistema solar.

NASA divulga panoramas impressionantes de locais de pouso da Apollo para o 50º aniversário

Visualize imagens panorâmicas, vistas em 360º graus, além de filmes e fotografias de eventos promovidos pela NASA para comemorar os 50 anos do pouso da Apollo 11 na Lua.

Estudo indica potencial de vida em outros planetas da Via Láctea

Uma das condições que permitiram o surgimento e a manutenção da vida na Terra é o fato de o planeta ser geologicamente ativo, com terremotos e vulcões.

Imagem de Buraco Negro na galáxia M87 faz história

O feito histórico foi proporcionado por uma rede internacional de radiotelescópios chamada Event Horizon Telescope (EHT).

Astrônomos encontram evidências de planeta quase 13 vezes maior que Júpiter

Nas últimas três décadas, foram descobertos quase 4 mil objetos semelhantes a um planeta situados fora do Sistema Solar – e por isso chamados de exoplanetas – orbitando estrelas isoladas. Já a partir de 2011, por meio do satélite Kepler, da agência espacial...

Superflares de jovens estrelas anãs vermelhas

O Telescópio Espacial Hubble da NASA está observando tais estrelas, através de um grande programa chamado HAZMAT - Habitable Zones e M anwar Activity across Time.

Construção do megatelescópio GMT avança no Chile

No fim de julho, o cume de uma montanha de 2.500 metros de altitude, em Cerro Las Campanas, no deserto do Atacama, Chile, começou a ser escavado. O motivo é preparar o terreno para receber as fundações de concreto da base do Telescópio Gigante Magalhães (GMT, na sigla...

Brasileiros retificam modelo sobre a formação de aglomerados de galáxias e estrelas

Quando os aglomerados de galáxias e os aglomerados de estrelas (globulares) se formam, ocorre um fenômeno chamado “relaxação violenta”. Após interagirem intensamente entre si, os milhares ou até milhões de corpos chegam a uma situação de relativo equilíbrio...

Antes do Big Bang

“Para mim, o Big Bang não existiu”, disse o físico paulista Juliano César Silva Neves, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

NASA mostra o Furacão Maria antes e depois da chegada ao Caribe, vídeo

Os dados do satélite permitem que os meteorologistas vejam dentro e fora do devastador furacão Maria.

Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo

  Sábado, 9 de setembro de 2017 às 08h41 NASA As câmeras externas da Estação Espacial Internacional capturam uma visão dramática do furacão Irma à medida que se move pelo Oceano Atlântico em direção aos Estados Unidos. Acompanhe diariamente. Nesta sexta-feira...

SP Pesquisa – Em busca da Energia Escura, vídeos

Vamos fazer uma viagem pelo mundo da Astronomia, conhecendo um pouco sobre a Energia Escura, através de dois programas elaborados pela UNIVESP.

Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

  Terça-feira, 9 de maio de 2017 às 17h53   O Brasil, através da FAPESP, participa desta obra fantástica. Conheça o Telescópio Gigante Magalhães, que está sendo construído no Chile. Assista ao vídeo.

Construção do Telescópio Gigante Magalhães é tema de vídeo

Um vídeo sobre o Telescópio Gigante Magalhães (GMT), produzido pela Agência FAPESP, será exibido em breve em observatórios, planetários e associações de astrônomos amadores em todo o Brasil.

Hubble gira dentro de teia gigante na nebulosa da Aranha Vermelha

O telescópio espacial Hubble, sondou as grandes ondas esculpidas nesta nebulosa de dois lobos chamada Nebulosa da Aranha Vermelha, localizada a cerca de 3.000 anos-luz de distância na constelação de Sagitário.

Astrônomos desvendam o “coração” da Eta Carinae, vídeo

Um grupo internacional de astrônomos, com a participação de brasileiros, obteve imagens com a maior resolução conseguida até hoje da Eta Carinae – um sistema estelar binário, com duas estrelas massivas orbitando uma em torno da outra, situado a quase 8 mil anos-luz da...