Equipamento gigante é a peça-chave para a construção dos túneis que ligarão a futura estação Penha até o VSE (Ventilação e Saída de Emergência) Castelo Branco, na divisa com Guarulhos.
A expansão da Linha 2-Verde do Metrô, uma das obras de infraestrutura mais estratégicas para a Zona Leste, alcançou um novo marco técnico nesta semana. No canteiro de obras da futura estação Penha, as equipes iniciaram a complexa montagem da roda de corte da tuneladora “Hebe Camargo”, o componente principal responsável por abrir caminho sob o solo paulistano.
Engenharia de precisão
Com dimensões impressionantes, a roda de corte possui 11,67 metros de diâmetro — o equivalente a um prédio de quatro andares — e pesa 286 toneladas. Por ser a peça mais pesada e vital do “Tatuzão”, sua montagem exige um trabalho minucioso de soldagem e alinhamento topográfico, envolvendo mais de 20 profissionais especializados.
A função desta peça, posicionada na frente da máquina, é desagregar o solo com o auxílio de discos de corte e raspadores, enquanto sistemas de injeção de água e espuma garantem a estabilidade da escavação.
Rumo a Guarulhos
Diferente do trecho anterior da expansão, este equipamento operará no chamado Lote 2. O objetivo é a construção do túnel de via que conectará a estação Penha ao VSE (Ventilação e Saída de Emergência) Castelo Branco, já no município de Guarulhos.
Este avanço é fundamental para consolidar a Linha 2-Verde como um eixo integrador, conectando a Vila Prudente à Penha e, futuramente, chegando à segunda maior cidade do estado.
Recordes e tecnologia “dual mode”
O “Hebe Camargo” não ostenta o nome de uma das maiores divas da TV brasileira por acaso; ele é, de fato, uma estrela da engenharia:
• O maior do Brasil: com 133 metros de comprimento e 2.600 toneladas, é a maior tuneladora já utilizada em solo nacional.
• Versatilidade: Utiliza a tecnologia Dual Mode, permitindo que a máquina opere com máxima segurança em diferentes tipos de solo geológico.
• Velocidade: A previsão é que o Tatuzão avance até 15 metros por dia, escavando cerca de sete quilômetros entre as futuras estações Penha e Dutra.
Próximos Passos
Após a finalização da soldagem e dos testes de qualidade, a roda de corte será acoplada ao corpo principal da máquina dentro da vala da estação Penha. A expectativa do Metrô de São Paulo é que as escavações deste novo trecho comecem oficialmente no segundo semestre de 2024.
O portal AT Notícias, ao lado do ASP News, continua acompanhando de perto cada etapa desta obra, que promete desafogar a Linha 3-Vermelha e transformar a mobilidade de quem vive e trabalha na região.
Destaque – Com 11,67 metros de diâmetro — equivalente à altura de um prédio de quatro andares — e peso de 286 toneladas, a roda de corte é a peça mais pesada da tuneladora Foto: Governo de SP




