Sábado | 11 de março, 2023
Os pagamentos com cartões movimentaram 3,31 trilhões de reais em 2022. Os dados são da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), associação que representa as empresas de meios eletrônicos de pagamento, que deve lançar o “click to pay”.
O crescimento, em comparação com 2021, foi de 24,6% no valor transacionado com cartões de crédito, débito e pré-pagos. Mas a Abecs teme o avanço do Pix como meio de pagamento eletrônico e está tomando providências para dar uma resposta. Uma delas é o “click to pay” que está previsto para chegar ao mercado no segundo semestre deste ano.
Mais rápido e seguro
O novo recurso poderá ser usado no pagamento de compras com cartões em lojas online e permitirá aos clientes finalizarem os pagamentos com segurança em poucos passos. “A modalidade poderá ser acionada toda vez que o usuário estiver no checkout da loja online e escolher pagar com cartão – nesse momento, ele visualizará a opção ‘click to pay’, que autentica a transação e dispensa a necessidade de preencher os dados do cartão, como número, data de validade e código de segurança.” A afirmação foi feita na última terça-feira (7) na página da Abecs.
Como funciona
O “click to pay” irá armazenar previamente essas informações e utilizá-las a cada pagamento. O cadastro poderá ocorrer por meio da bandeira, do emissor do cartão ou até diretamente no checkout do comércio eletrônico. “É uma grande conveniência não precisar informar os dados do cartão toda vez que o cliente fizer um pagamento no e-commerce. Hoje, realizar compras online se tornou uma prática corriqueira, e o ‘click to pay’ chega para deixar a experiência do usuário ainda mais fluida”, afirma Nuno Lopes Alves, country manager da Visa do Brasil, ao Panorama da Abecs.
Quando vai começar
Alves lidera os debates sobre a implementação do “click to pay” no Brasil. “Essa é uma solução que faz sucesso em outros países e, aqui no Brasil, está sendo desenvolvida com a participação de todo o setor de meios eletrônicos de pagamentos. A ideia é entregar um produto padronizado, que seja simples de usar e ofereça a mesma conveniência e segurança aos usuários e comércios, independentemente da bandeira do cartão, do emissor ou da loja”, argumentou – prevendo que o novo sistema poderá entrar em uso no segundo semestre.
Inovação
A previsão é que o “click to pay” poderá influenciar os resultados do negócio e proporcionar aumento da conversão de vendas. “É uma solução que reduz o índice de abandono de compras, já que o pagamento se torna mais rápido e simplificado, além de diminuir a possibilidade de fraude e aumentar as taxas de aprovação de transação, pois os dados no ‘click to pay’ são tokenizados. Tudo isso gera eficiência para o comércio eletrônico”, comentou Ana Karina Scarlato, vice-presidente de produtos na Mastercard Brasil, à Abecs.
Segurança
Conforme divulgado pela associação, a segurança das transações com o “click to pay” está diretamente relacionada à tokenização dos dados cadastrados, que são substituídos por credenciais digitais criptografadas, “o que inviabiliza operações fraudulentas com os dados do usuário ou contra os estabelecimentos”. Outra comodidade para a loja online é permitir que toda a jornada de compra seja finalizada dentro do seu ambiente virtual, diminuindo as chances de abandono do carrinho no momento do pagamento.
Fonte: Abecs
Destaque: Imagem: aloart