Sábado | 30 de julho, 2022


O clube dos XI Garotos do Tatuapé tinha sua sede na Rua Tuiuti. O local ficava próximo ao Parque do Piqueri e na época ainda era a chácara da Família Matarazzo, o parque seria criado anos depois.

O time, que tinha como técnico Toninho Paiva foi um dos grandes representantes do futebol varzeano do Tatuapé, presente nos principais acontecimentos futebolísticos na década dos anos 1960, tendo conquistado inúmeros títulos. Sua participação era fundamental em todos os festivais.

Como descreveu Carlos Sá em seu Tatuapé Memória, os XI Garotos tinham uma grande torcida: “Era comum levar aos campos onde se apresentava um contingente enorme de torcedores”. A imagem mostra o antigo campo do Urca – hoje as instalações do SENAI Orlando Liviero Ferraiuolo.

O campo do Grêmio Urca ficava entre as atuais ruas Padre Antônio de Sá, Teixeira de Melo e Soriano de Sousa e era lá que o XI Garotos mandava seus jogos. Na foto vemos também Toninho Paiva (1º da esquerda em pé), hoje vereador e na época dessa fotografia – por volta de 1965 – o Técnico do time.

Este era o time infantil da agremiação. Em pé: Toninho Paiva, Pinga, Nilton, Gentile, Totó, Eustáquio e Mingo. Agachados: Galo, Rui Crespo, Zé do Pé, Raphul e Zé Queijinho. Após tantos anos José Roberto Elias (Zé do Pé) e José Ferreira Ratto Jr. (Zé Queijinho) ainda jogam juntos no “Futebol das Quintas” e são grandes amigos.

 

XI Garotos do Tatuapé (time infantil). Em pé: Toninho Paiva, Pinga, Nilton, Gentile, Totó, Eustáquio e Mingo. Agachados: Galo, Rui Crespo, Zé do Pé, Raphul e Zé Queijinho.

 


Há exatos 22 anos, a então revista Alô Tatuapé publicava mais uma das suas reportagens sobre a história do bairro, onde um dos destaques da imagem era Toninho Paiva, falecido nesta semana (25/07/2022). Com esta atualização, agora no formato digital, a editoria “Memórias do Tatuapé” faz a ele esta singela homenagem por muitos inestimáveis serviços ao bairro e à cidade, durante os longos anos que permaneceu na Câmara Municipal de São Paulo, ocupando uma cadeira de Vereador.


Informações e foto:
Da obra “Memórias do Tatuapé – A história contada por quem viveu”, de Gerson Soares. Revista Alô Tatuapé, São Paulo: jul. 2000, p. 5. Depoimentos e foto. José Roberto Boscarato (Zé do Pé), com informações de Carlos Pinto de Oliveira Sá. (Foto doada ao acervo particular do Portal Alô Tatuapé, para uso educativo).