Enel repete as operações de cobranças indevidas aos milhares em SP, consumidores não sabem a quem recorrer.


A operação está sendo repetida neste momento em que o prefeito da capital paulista denuncia articulações para a prorrogação da concessão da multinacional. Os transtornos que a Enel SP causa, a cada instante, podem justificar a rejeição que sofre pela maioria dos prefeitos dos 24 municípios onde atua no estado, incluindo a Grande São Paulo.

A questão é que, enquanto estiver em vigor o contrato de concessão da Enel em São Paulo, os consumidores precisam de soluções urgentíssimas, diante dos abusos contumazes que estão sendo cometidos.

Em 2020, em plena pandemia, entidades de defesa do consumidor, como o IDEC e o ReclameAqui receberam reclamações aos milhares contra os abusos das cobranças nas contas de energia elétrica da Enel SP.

Acompanhe este levantamento e ouça o áudio que mostra a forma como a multinacional atende os consumidores paulistas que recorrem aos seus canais e como [não] soluciona as reclamações, que novamente atingem milhares de famílias com cobranças desproporcionais e abusivas nas contas de luz. No final desta reportagem, leia as perguntas levadas ao conhecimento da assessoria e o posicionamento da companhia.

Consumidores reféns

Abrindo esta reportagem, mostramos a coação que sofrem os clientes da Enel SP. Inclusive, com ameaça de encerramento do contrato em 2 meses ou antes.

Caso queira contestar uma cobrança indevida, o consumidor terá que esperar o tempo de solução, estimado pela empresa em 5 dias úteis. Mas, como veremos nas próximas reportagens, esta não responde e nem soluciona o problema de cobrança acima do padrão da unidade consumidora, onde o consumo apontado na conta foi muito maior do que seria esperado, sem nenhum motivo.

 

Imagem: aloart / G I / Reprodução

 

As ocorrências desses fatos não começaram agora. Em nosso levantamento, mostramos que, em plena pandemia, no ano de 2020, a Enel emitia contas com valores superiores ao normal.

Por sua vez, a empresa prossegue com o padrão de ameaças para receber os valores, como na conta desta unidade que possui um valor em atraso (veja o aviso na conta em destaque mais abaixo).

 

Imagem: aloart / G I / Reprodução

 

Multinacional italiana faz reféns do seus serviços em SP

Dessa maneira, os consumidores são reféns dos abusos que se repetem ano a ano por essa companhia, a única a prestar o serviço de distribuição de energia elétrica em 24 municípios do estado de São Paulo, incluindo a capital, pois não têm outra opção.

Apesar de receber 700 milhões de multas e compensações financeiras aplicadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), entre 2018 e 2024, a Enel Brasil conseguiu suspender um total de 603 milhões na justiça, em fevereiro deste ano (leia aqui).

Enquanto imaginamos serem os consumidores paulistanos reféns da Enel SP, como única distribuidora de energia elétrica que atende mais 23 municípios do estado, na verdade tudo leva a crer que, sem tomar providências proativas ou reagir aos abusos repetitivos na maior cidade do país, a Aneel – representando a autoridade do governo federal – e a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Energia Elétrica (ARSESP) – da mesma forma a nível estadual – também se enquadram entre os reféns de uma multinacional italiana que insiste em lesar os consumidores.


Destaque – Imagem: aloart / G I


Leia outras matérias desta editoria

Estado de SP registra queda de 1,83% em furtos e roubos de aparelhos celulares em 2025, mostra estudo

Apesar da queda nos roubos – quando há violência –, os furtos registraram aumento. A partir desta análise de dados, realizada pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) – referência nacional em Educação na área de negócios desde 1902,...

Ministério Público responde sobre cobranças indevidas nas contas de luz da Enel SP

A Enel SP alega que são legais as cobranças que emite aos seus clientes, que para a concessionária são traduzidas em ‘unidades consumidoras’. Mesmo totalmente fora de padrão, a companhia multinacional vem prorrogando ações na justiça e se livrando de...

Prefeitura entrega reforma no HMIMJ com dinheiro recuperado da ‘máfia dos fiscais’

A reforma de 33 leitos no hospital, que é referência nacional em mais de 30 especialidades pediátricas e presta atendimento 100% gratuito, foi viabilizada com recursos recuperados pelo GEDEC. Com investimento total de 7,6 milhões, a Prefeitura de São Paulo...

Estudo revela quais os carros mais visados pelos bandidos em São Paulo e os Top 10 entre os bairros

Mesmo apresentando queda, o Tatuapé é o número 1 dos Top 10 entre os bairros onde mais se furtam automóveis. Fiat Mobi, Fiat Argo, Renault Kwid, Hyundai HB20 e Fiat Strada Volcano foram os modelos seminovos mais visados pelos criminosos, entre janeiro e...

Metrô comunica alteração na Linha 2-Verde neste final de semana, programe o seu trajeto

A linha vai funcionar com velocidade reduzida na noite de sábado (5) e durante todo o domingo (6). O metrô sinaliza que os passageiros poderão utilizar as linhas 4-Amarela, 3-Vermelha e 1-Azul como alternativas. A circulação dos trens na Linha 2-Verde será...

População paulistana circula menos pela primeira vez na história, revela estudo

Análise da Pesquisa Origem e Destino 2023 do Metrô, divulgada no final de junho pela Prefeitura de São Paulo, também aponta os padrões de deslocamento por distrito e mudanças nos hábitos da população. Pela primeira vez desde o início da série histórica da...

Salário mínimo paulista é R$ 1.804 e já está em vigor

A categoria dos cuidadores de pessoas com deficiência foi incluída. A remuneração é 10% superior àquela que vigorou em 2024. Veja todos os trabalhadores beneficiados. O novo salário mínimo paulista começa a valer nesta terça-feira, 1º de julho, no estado...