Fundação Energia e Saneamento lança o livro “São Paulo em 200 imagens”


Segunda-feira, 21 de março de 2016 às 12h


No mês de março, a Fundação Energia e Saneamento completa 18 anos. Para celebrar o aniversário, a instituição, que acaba de lançar a publicação São Paulo em 200 imagens: acervo fotográfico da Fundação Energia e Saneamento, oferecerá desconto no preço da obra (de 80 por 50 reais). A promoção valerá durante todo o mês.

Da assessoria

Com produção editorial da própria Fundação, a obra tem como propósito divulgar o vasto acervo da instituição, datado de meados do século 19 ao século 21, e que, ao longo dos anos, vem recebendo a visita de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. A publicação pode ser obtida na sede da Fundação Energia e Saneamento (Alameda Cleveland, 601, Campos Elíseos) e nas lojas de souvenir da Rede Museu da Energia, como também por encomenda pelo e-mail biblioteca@energiaesaneamento.org.br.

 

Capa do livro: Imagem: divulga / FES

Capa do livro: Imagem: divulga / FES

 

Com 156 páginas, São Paulo em 200 imagens traz fotos icônicas e também menos conhecidos do acervo da instituiçao, provenientes dos fundos Comgás (originário da empresa The San Paulo Gas Company Ltd.), Eletropaulo (originário da The São Paulo Tramway, Light and Power Company, Ltd.) e Cesp, assim como de coleções de particulares, adquiridas ou doadas à Fundação, entre as quais as do cafeicultor e retratista amador, Raul de Almeida Prado; do funcionário da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, Valentim Cruz; e dos engenheiros Catullo Branco e Reolando Silveira. Fotos do consagrado fotógrafo Guilherme Gaensly também integram o livro.

Apresentados sem preocupação cronológica, os belos registros contemplam diferentes lugares, pessoas, cenários e momentos de relevância histórica no Estado de São Paulo, como pedestres e carros de bois que passam em frente à Igreja Matriz de Santo Amaro; homens que fazem uma pausa para o café da manhã enquanto trabalham nas primeiras linhas de transmissão de energia elétrica da cidade; estrangeiros reunidos na entrada da Hospedaria dos Imigrantes, na Mooca; e o primeiro craque do futebol brasileiro, Arthur Friedenreich, alistado no chamado Batalhão Esportista dos Constitucionalistas de São Paulo. O livro traz, também, imagens de figuras públicas como Juscelino Kubitschek, Lucas Nogueira Garcez, Pedro de Toledo, Francisco Morato e Bento de Abreu Sampaio Vidal.

Além da apresentação e da descrição dos 40 fundos e coleções que compõem o acervo da Fundação Energia e Saneamento, a publicação foi organizada em três partes.
O primeiro capítulo, São Paulo em movimento, reúne imagens da capital e do interior paulista – como Taubaté, Jacareí, Itu, Salto, Boituva e Indaiatuba - no início do século 20, no seu surto de urbanização e industrialização, como também interessantes registros das Revoluções de 1924 e a de 1932, eventos que permaneceram durante décadas na memória dos paulistas.

Em Paisagens Urbanas, ganham espaço a arquitetura e a estética das edificações do interior, da Capital e do litoral do Estado. O objetivo é lançar um olhar tanto aos prédios de valor histórico e cultural, simbólicos, quanto aos pouco conhecidos, mas que desempenharam um papel importante nas mudanças infraestruturais pelas quais o Estado passou.

No último capítulo, Energia, o público terá a oportunidade de refletir sobre estas transformações sob a ótica de um setor-chave: o da energia, em especial a elétrica. A seleção de fotografias ambiciona, também, destacar a figura do trabalhador nas grandes obras do setor e na manutenção dos serviços de eletricidade, tão essenciais para as mudanças que influenciariam, para sempre, a vida em sociedade.


Vendas e encomendas

O livro “São Paulo em 200 imagens: acervo fotográfico da Fundação Energia e Saneamento” pode ser adquirido ao preço promocional, somente no mês de março, de R$ 50,00. Encomendas e informações podem ser obtidas pelo e-mail biblioteca@energiaesaneamento.org.br ou pelo telefone 11 3224-1496.


Serviço

Livro: “São Paulo em 200 imagens - acervo fotográfico da Fundação Energia e Saneamento”
Local de venda: na sede da Fundação Energia e Saneamento / Museu da Energia de São Paulo
Endereço: Alameda Cleveland, 601, Campos Elíseos, São Paulo - SP
Endereço para estacionamento: Alameda Nothmann, 184, Campos Elíseos, São Paulo - SP
Horário de atendimento: de segunda a sábado, das 10 às 17 horas


Dados para a compra

Para a compra do livro aceita-se somente dinheiro ou depósito bancário (neste caso, o interessado deverá trazer o comprovante quando buscar a publicação; os dados são banco Santander (033), agência 0239, conta-corrente 13004073-6, a favor da Fundação Patrimônio Histórico da Energia e Saneamento/ CNPJ - 02.414.436.0001-52).

vigha bhore post pos promoçLeia mais sobre
LIVROS

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Pandemia não impede obras de infraestrutura no Brasil, vídeo
3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo
Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio
Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo
Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro
Conferência interministerial do governo Bolsonaro, assista ao vivo
Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro
Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo
  • Pandemia não impede obras de infraestrutura no Brasil, vídeo

  • 3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo

  • Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio

  • Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo

  • Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro

  • Conferência interministerial do governo Bolsonaro, assista ao vivo

  • Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro

  • Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo

Categorias

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Share This