Ainda não há previsão para o término das obras de Expansão da Linha 2 Verde do Metrô. Mas já é possível acompanhar a evolução de uma estação que deve ser bastante movimentada, devido à proximidade de um shopping e do parque Ceret.


A Estação Anália Franco do metrô homenageia uma das mulheres mais admiráveis da história recente. No local onde está sendo construída a professora carioca ergueu uma das obras mais humanas, onde não havia restrições para raças ou credos, e por isso muitas vezes foi denegrida em sua época.

Seguindo os passos de Anália Franco

Todavia, sem abater-se, tomou as rédeas da instituição até o final dos seus dias e ali deixou a vida. Antes disso, foi precursora de grandiosa obra pela instrução é ficou conhecida como a “A grande dama da Educação”, graças ao seu valor. Suas terras se estendiam através do vale, onde em breve os trens da Cia. Metropolitana de São Paulo irão passar. As transformações hoje necessárias na Capital paulista e, por conseguinte, as obras da futura estação Anália Franco que aos poucos vai se desenhando, a designação presta-lhe justa homenagem.

Veja como foi a construção em 2022

Obras da futura estação Anália Franco – primeira parte (clique na imagem para assistir). Expansão da linha 2 verde Foto: Márcia Alves/Metrô SP

 

Evolução da construção

Acompanhe neste vídeo a evolução da construção entre os meses do ano 2021 quando as obras foram iniciadas – apesar de antes ter havido a fase das desapropriações. Na próxima edição, veja a sequência das obras em 2022, ano em que houve uma paralisação das atividades durante os meses de maio, junho, julho, agosto e setembro. E, por fim, acompanhe o andamento até o mês de agosto de 2023, com as mais recentes atualizações, na terceira edição deste levantamento.


Destaque – Obras da futura estação Anália Franco. Expansão da linha 2 verde Foto: Márcia Alves/Metrô SP


Publicação:
Sábado | 6 de outubro, 2023