Principais shoppings do Tatuapé e zona Leste reabrem sem aglomerações


Sábado | 13 de junho, 2020 | 20h45

 

REABERTURA DOS SHOPPINGS EM SP


A expectativa é que nos próximos dias os consumidores voltem gradativamente, mas só depois de um levantamento deste final de semana é que será possível avaliar melhor.

Gerson Soares

A Prefeitura de São Paulo programou para quinta-feira (11) a reabertura dos shoppings da Cidade, uma providência que já era esperada há algum tempo. Depois de exatos 80 dias impedidos de funcionar devido ao isolamento social determinado pelas autoridades sanitárias, diante da pandemia de coronavírus que se abateu sobre o Estado de São Paulo – epicentro da doença no Brasil –, os shoppings centers reabrem com capacidades e horários reduzidos.

Com a quarentena decretada para ter início no dia 24 de março de 2020, a pressão por parte da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) pela reabertura vinha acontecendo desde o mês de abril. Segundo declaração do presidente da associação no dia 15 daquele mês em uma live da XP Investimentos, Nabil Sahyoun afirmou que 182 shoppings centers de São Paulo estavam fechados havia 45 dias e pedia às autoridades paulistas a reabertura dos empreendimentos antes do Dia das Mães, 10 de maio.

 

Shoppings reabrem em São Paulo: ilustrações mostram fragmentos de banners dos shoppings Aricanduva, Tatuapé, Boulevard Tatuapé e Anália Franco. Imagem: aloart

 

Cobrando coragem das autoridades, o executivo propôs a ampliação do diálogo entre o governo de São Paulo e os empresários, mas os apelos não foram suficientes e a reabertura só ocorreu no dia 11 de junho, antes do Dia dos Namorados que foi comemorado nesta sexta-feira (12).

Para saber sobre o comportamento dos clientes e as expectativas quanto à reabertura dos principais shoppings do Tatuapé e da zona Leste, conversamos com as assessorias dos mesmos: Tatuapé, Boulevard Tatuapé, Aricanduva e Anália Franco. A questão principal era detectar o fluxo de clientes, já que há expectativas de um reinício lento das atividades e havia a possibilidade de aglomerações, como ocorreu no Shopping Brisamar, em São Vicente, no litoral sul paulista.

Reabertura

O Complexo Tatuapé – formado pelos shoppings Tatuapé e Boulevard Tatuapé –, através de sua assessoria, informou que “o movimento nesses dois últimos dias (11 e 12) ficou dentro do esperado para o plano de reabertura, com a capacidade de visitantes dentro do limite de 20%, tanto no Shopping Metrô Tatuapé, como no Shopping Metrô Boulevard Tatuapé. Uma retomada que o Complexo Tatuapé seguiu com rigor todas as medidas do protocolo de reabertura dos shoppings aprovado pela Prefeitura de São Paulo”.

O Shopping Aricanduva também registrou movimento rotineiro, seguindo a norma estabelecida de atender com até 20% da sua capacidade. De acordo com a assessoria de comunicação do empreendimento, pequenas filas se formaram durante estes dois primeiros dias de reabertura, “apenas no exato momento de abrir as portas aos visitantes, mas nada fora da rotina”, informou um dos assessores.

Conforme informou há pouco a assessoria do Shopping Anália Franco, por lá “o movimento ocorreu dentro da normalidade, respeitando a capacidade reduzida. Serviços como cinema e salões de beleza não retornaram. A alimentação está funcionando somente pelo sistema de delivery, drive thru e take away (retirada)”.

Acessos e prevenções

O Complexo Tatuapé informa que “foram estabelecidos acessos por portarias exclusivas, todos sinalizados e balizados. Na entrada dos clientes, os shoppings realizam a aferição de temperatura, como disponibilizam álcool gel, máscaras, além de uma grande campanha de conscientização sinalizada por todo o shopping. Especialmente para os lojistas e funcionários foram distribuídas cartilhas informativas com todos os protocolos de segurança. Além da restrição dos elevadores para os PCDs, idosos e clientes com crianças de colo”.

Quanto a esse item o Centro Comercial Aricanduva é privilegiado por diversas entradas e acessos e não apresentou anormalidades e conforme as informações obtidas neste sábado (13), de duas a três funcionárias fazem a medição da temperatura corporal para evitar aglomerações.

Na página do Instagram do Shopping Anália Franco consta o horário de funcionamento e um comunicado, como segue: “Reabriremos nessa sexta-feira, dia 12/06! Passe para o lado (o visitante precisa clicar nas setas para saber as providências tomadas pelo shopping) e veja os cuidados que estamos tomando para a sua segurança e de nossos funcionários”.

Leia mais sobre
TATUAPÉ

Leia mais sobre
CORONAVÍRUS

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Pandemia não impede obras de infraestrutura no Brasil, vídeo
3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo
Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio
Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo
Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro
Conferência interministerial do governo Bolsonaro, assista ao vivo
Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro
Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo
  • Pandemia não impede obras de infraestrutura no Brasil, vídeo

  • 3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo

  • Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio

  • Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo

  • Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro

  • Conferência interministerial do governo Bolsonaro, assista ao vivo

  • Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro

  • Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Share This