Quinta-feira | 30de abril, 2020 | 16h39


O sindicato dos lojistas pede coragem às autoridades e reabertura antes do Dia das Mães.

O presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Nabil Sahyoun, há 15 dias falou sobre a situação financeira dos empresários, durante uma live, a convite da XP Investimentos. Ele disse que em termos numéricos 577 shoppings centers em todo o país estão fechados, salvo algumas exceções.

 

Shopping Cidade São Paulo, localizado na Avenida Paulista, fechado durante a quarentena. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

 

De acordo com Sahyoun, a situação é grave. Lojistas negociam aluguéis com shoppings e franqueadores, mas destaca a falta de um plano e ações para reabertura. Em São Paulo, o governador João Doria adotou o dia 11 para que o comércio volte a abrir, exatamente um dia depois da segunda data mais importante do ano para os lojistas.

“Temos diálogo com o governo do estado, federal, prefeitura, com os empreendedores de shopping e administradoras, que não param de entrar em contato conosco pelos canais da Alshop. As pequenas empresas não têm capital de giro superior a 30 dias, estão cheios de mercadorias em estoque e há muitas lojas que devem fechar as portas”, disse Sahyoun.

Coragem

O presidente da Alshop lembrou ainda que no caso da prefeitura de São Paulo, o pagamento do IPTU não foi suspenso, apesar da ajuda do Governo Federal aos municípios. Para ele os prefeitos não querem abrir mão de nada em termos de receita.

Segundo o presidente, 182 shoppings centers de São Paulo estão fechados há 45 dias e pede às autoridades paulistas a reabertura dos empreendimentos antes do Dia das Mães no dia 10 de maio.

Cobrando coragem das autoridades, o executivo propõe que o governo de São Paulo amplie o diálogo com os empresários. “Precisamos de equilíbrio e bom senso com saúde caminhando junto com a economia, pois sem economia amanhã não teremos condição de manter os serviços de saúde também”, alertou.

Leia mais sobre
ALÔ SÃO PAULO

 

Leia as últimas publicações

Categorias