Telemedicina um recurso da Medicina contra o avanço da COVID-19


Sábado | 21 de março, 2020 | 18h56


Acreditamos que a Telemedicina é um recurso disponível aos médicos de inúmeras formas e se desenha nitidamente como uma ferramenta do futuro, já tão próximo e atual.

Gerson Soares

No dia 25 de fevereiro de 2019, o Alô Tatuapé exibiu pela primeira vez dados referentes à Telemedicina. Essa extensa análise, atualizações, debates sobre o tema e ainda outros como, teleconsulta, inovações, tecnologia, acesso e uma gama de conhecimentos na área médica, foram vistos no evento promovido pela Associação Paulista de Medicina (APM) e o Global Summit Telemedicine & Digital Health, tendo como palco principal o Transamerica Expo Center em São Paulo.

 

Foto: Global Summit Telemedicine & Digital Health / divulgação. Arte: aloart

 

O evento ocorreu no dia 3 de abril de 2019. Um ano antes, o Conselho Federal de Medicina (CFM) provocou um grande alvoroço na classe médica com a Resolução 2.227/18, voltou atrás e daí em diante muitas opiniões e atos se desenvolveram quanto à Telemedicina no Brasil.

A atual situação de pandemia, comunidades em quarentena, pessoas em isolamento e receio de haver um colapso dos sistemas de atendimentos hospitalares não só do Brasil, mas no mundo, fazem com que aquele evento tenha sido uma antecipação à necessidade que agora se apresenta.

Experimentamos uma constante alternância de fatos que já não permitem radicalismos ou opiniões imutáveis, diante das novas soluções e oportunidades que surgem a cada dia nos mais diversos setores das atividades humanas.

Acesse e acompanhe as atualizações da TELEMEDICINA

Como sabemos, este novo coronavírus fez o mundo se repensar. Arriscamos dizer que fazendo boas e inteligentes reflexões, talvez ainda possamos amenizar e até evitar sérias manifestações naturais; causadas pelo aquecimento global ou o excesso de lixo que está sendo transferido aos mares, exemplificando.

A humanidade passa por intenso treinamento de solidariedade, provocado por um organismo microscópico. A COVID-19, abreviação da "doença de coronavírus 2019" (coronavirus disease 2019) – nome oficial dado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) à enfermidade causada por esse coronavírus recém-identificado –, cuja cepa SARS-CoV-2 da mesma família de vírus (conheça as demais em Telemedicina ou Coronavírus: respostas de valor) derrubou a economia mundial, fez com que os governos de grandes nações e dos países emergentes percebessem sua impotência diante dela.

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, deixou uma frase no dia 11 de março quando declarou que o novo coronavírus era uma pandemia: “Estamos nisso juntos”. A Telemedicina pode ser uma ótima aliada para unir e trabalhar contra esse mal.

Acreditamos que a Telemedicina é um recurso disponível aos médicos de inúmeras formas e se desenha nitidamente como uma ferramenta do futuro, já tão próximo e atual. O Alô Tatuapé antecipou-se em 2019, divulgando e criando uma página especial sobre esse tema, a partir do evento ocorrido há um ano em São Paulo.

O CFM agora apoia abertamente o uso da Telemedicina para combater a pandemia e deve ser parabenizado pela atitude e eticidade proporcionada aos médicos. O coronavírus aproximou a Telemedicina dos nossos dias e muito provavelmente esta será uma ajuda muito bem-vinda, um auxílio comum a todos os profissionais de saúde.

Ilustração: aloart

Leia mais sobre
OPINIÃO

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo
Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio
Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo
Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro
Conferência interministerial do governo Bolsonaro, assista ao vivo
Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro
Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo
Governo faz a atualização desta terça-feira, 31 de março – assista ao vivo
  • 3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo

  • Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio

  • Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo

  • Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro

  • Conferência interministerial do governo Bolsonaro, assista ao vivo

  • Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro

  • Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo

  • Governo faz a atualização desta terça-feira, 31 de março – assista ao vivo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*