Sábado, 28 de maio de 2016 às 08h47


Faltam 69 dias para começar os Jogos Rio 2016. Neste sábado a tocha olímpica, símbolo das Olimpíadas, percorre as ruas de Aracajú em Sergipe e domingo chega ao estado de Alagoas, continuando seu trajeto pelo Nordeste brasileiro. Para comprar ingressos no site oficial clique aqui (o link direciona à página do Rio 2016). Leia a matéria sobre as “houses” que agitarão a cidade maravilhosa.

Gerson Soares

Mas enquanto os jogos não começam, a cada dia surgem novidades dentre as dezenas de países que já preparam suas “houses”, inclusive o Brasil. De acordo com o Rio 2016, mais de 30 países já confirmaram programação intensa em endereços próprios nos dias das competições. São casas temáticas em pontos nobres da cidade do Rio de Janeiro, uma viagem pela gastronomia, festas e atividades típicas desses países. Parte desses espaços serão abertos ao público, como o da Alemanha que se sente em casa e “já reservou dois endereços, um aberto na praia do Leblon, no Posto 11, entre 4 de agosto a 18 de setembro, e outro fechado no Clube Barra Blue Beach Point, na Barra da Tijuca”, conforme divulgado.

 

Espaço projetado para a Alemanha no Leblon, com transmissão ao vivo das competições e festival gastronômico. Foto: Rio 2016

Espaço projetado para a Alemanha no Leblon, com transmissão ao vivo das competições e festival gastronômico. Foto: Rio 2016

 

As casas temáticas são tradicionais nas Olimpíadas e outro país que naturalmente estará presente é Portugal, só que de uma forma diferente: os portugueses chegarão pelo mar e atracarão numa marina. Ao invés de optarem pela “house”, eles escolheram um “barco temático”, o Navio Escola Sagres, construído em 1937. A embarcação vai atravessar o oceano Atlântico, fazendo uma parada em Cabo Verde, depois em Recife e Salvador. “No Rio, o navio fica atracado entre 3 e 21 de agosto, em espaço a ser definido”, segundo a assessoria do evento olímpico (assista o vídeo).

 

rio2016 houses tematicas

 

Brasil também tem uma “house”

De acordo com os organizadores dos Jogos Olímpicos Rio 2016, os “turistas estrangeiros têm na Casa Brasil um espaço para entender a cultura local, com oficina de preparação de café e degustação de chocolate, cachaça e vinho. O país tem uma das maiores casas temáticas dos Jogos, em dois armazéns de 1.750 m² e 3.500 m² no Pier Mauá, na renovada Zona Portuária, entre 4 de agosto a 18 de setembro. Parte do espaço é aberto ao público, e a outra fechada. Organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), a Casa Brasil terá também simuladores de realidade virtual e esportes para crianças”.

Veja os locais, imagens e outros vídeos clicando aqui (você continuará no alotatuape)

Diego Hypolito mostra sua figurinha no álbum dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Foto: Rio 2016/Alex Ferro

Diego Hypolito mostra sua figurinha no álbum dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Foto: Rio 2016/Alex Ferro

Leia mais sobre
OLIMPÍADAS
RIO 2016

Leia as últimas publicações