Veja todas as fotos no Facebook


Sábado, 29 de dezembro de 2018, às 19h50


O jornalista Gerson Soares, autor do livro, recebeu amigos e convidados desde o início da tarde até a noite, quando avaliou o evento.

Por Verônica Franc
Especial para o Alô Tatuapé

Os convidados foram chegando e entre eles podemos deixar registradas algumas famílias importantes do bairro, como a de dona Marina Dubeau que veio acompanhada de sua filha Sônia; Edson Roberto Grandesso – membro da diretoria da Associação Comercial de São Paulo - Distrital Tatuapé e José Romão Sampére – tido por muitos como o maior corintiano do Tatuapé e Mário Valongo, morador de antiga chácara – que fez fotos aéreas do bairro há décadas a bordo de um avião paulistinha, cuja carenagem era feita de uma espécie de lona. O comerciante Raul que durante décadas manteve um comércio de aluguel de roupas na Rua Itapura; Amândio Martins – futebolista e figura de destaque do bairro da Penha. O Cruzeiro do Sul F. C., fundado em 1951, entre os mais antigos clubes do Tatuapé, também enviou seu representante que em nome da agremiação deixou abertas as portas do clube. “O Cruzeirinho, como é lembrado por todos, é fruto de uma grande amizade e estará nos próximos capítulos do segundo livro que complementará esta obra”, revela agora o autor.

Roda de amigos: Mário Valongo, Regina, Gilda, Arlete, Romão e Gerson. Foto: aloimage

 


Veja aonde adquirir o seu exemplar


 

A família Gardenghi também se fez presente através da Patrícia que veio em nome do Tadeu Gardenghi que mora atualmente na Califórnia, EUA. Além da tradição no bairro, os Gardenghi são ferrenhos torcedores do E.C. Sampaio Moreira, onde foi realizado o evento. “A esta altura, um exemplar do livro já viajou para a América do Norte ao encontro do Tadeu”, diz Gerson. O vereador Toninho Paiva enviou como seu representante Adilson Ferlo e o deputado Ricardo Izar – já em férias depois do sucesso na campanha e a reeleição – foi representado pela Jucimara de Andrade.

 


Veja a matéria sobre a família Gardenghi.
Leia na
10ª Edição Histórica – Memórias do Tatuapé


 

“Essas pessoas atuam há décadas tanto com o vereador, quanto com o deputado. Elas também são parte desta história, enquanto moradores do Tatuapé. Aproveito para mencionar a presença de Odila e Márcia Tilieri, que veio com sua mãe Maria da Glória. Fiquei muito feliz com a presença das amigas: Regina Maria Aquino Godoy, Maria Gilda Gomes Motta e Arlete Gomes. Elas vieram da Vila Maria Zélia, estavam entre os primeiros convidados que chegaram e ficaram comigo até o final”, destaca o jornalista. Essas três senhoras são personagens de outro livro do autor: “Vila Maria Zélia – Uma ilha na Paulicéia”, que conta sobre os 100 anos de história, convivência, amor e emoções vividas pelas gerações das famílias de operários da fábrica criada pelo empresário Jorge Street em 1917. A obra foi lançada em maio de 2017, quando a vila comemorou seu centenário.

 


Saiba tudo sobre o lançamento do livro


 

De acordo com Gerson Soares, o trabalho de apuração minuciosa e os levantamentos para a elaboração do livro “Memórias do Tatuapé – Uma viagem às origens nos séculos XV a XVII”, foram o motivo de ter sido lançado somente na semana anterior ao Natal deste ano, no dia 18. Planejado para lançamento entre o mês de outubro e novembro, para ele a principal meta foi cumprida com 100% de êxito: comemorar os 350 anos com uma obra especial sobre a origem do Tatuapé e também os 25 anos do Alô Tatuapé, veículo de comunicação que ao longo desse tempo sempre se dedicou e foi pioneiro na publicação de momentos inesquecíveis sobre o cotidiano dos antigos moradores do bairro, despertando essa faceta curiosa da antiga paragem de bandeirantes, tropeiros e romeiros que se transformou no cartão postal da zona leste.


Serviço:
Memórias do Tatuapé – Uma viagem às origens nos séculos XV a XVII
Autor: Gerson Soares
ISBN: 978-85-906649-0-1
192 páginas
Preço: R$ 39,90
À venda nas bancas de jornais e revistas do Tatuapé
(veja a relação dos locais)

 

 

Leia as últimas publicações