“Oceano em risco” é tema da produção em vídeo com a participação de pesquisadores de Projeto Temático da FAPESP.
Agência FAPESP
O Instituto da Cultura Científica da Universidade Federal de São Carlos (ICC-UFSCar) lançou a primeira edição dos Dossiês de Cultura Científica com o tema “Oceano em risco”.
A produção foi motivada pela votação da PEC das Praias, como ficou conhecida a Proposta de Emenda à Constituição 03/2022, sobre propriedade e gestão do litoral brasileiro. O texto altera o regime jurídico dos chamados “terrenos de marinha”, que atualmente são bens da União. A PEC propõe a transferência de parte dessas áreas para estados, municípios ou mesmo para ocupantes privados.
O dossiê da UFSCAR é produzido no formato de mesacast, um podcast em formato de vídeo. Com o nome “O rastro e o lastro da poluição plástica: da ciência às decisões políticas sobre praias”, a primeira edição teve a presença de debatedores das áreas de química, materiais, ecologia e oceanografia.
Saiba mais sobre a poluição plástica
A iniciativa foi realizada com apoio do Programa de Pós-Graduação em Química da UFSCar e do Projeto Temático “Destino e impactos de microplásticos e pesticidas em matrizes aquáticas e terrestres em contextos agrícolas” (Plast-Agrotox), financiado pela FAPESP.
Participaram do mesacast dois dos pesquisadores principais do projeto: Cassiana Montagner, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Walter Waldman, da UFSCar.
No primeiro bloco do dossiê, Montagner e Waldman abordam a natureza da poluição plástica. Avançando para os impactos ecológicos e os desafios da pesquisa, Hugo Sarmento, do Departamento de Hidrobiologia da UFSCar, traz a perspectiva oceânica. Ele conta que o oceano é o maior ecossistema do Planeta, vital para a regulação climática, produção de oxigênio e como sumidouro de carbono, e sublinha a importância das áreas costeiras como berçários de biodiversidade. Dayana Moscardi, professora visitante no Departamento de Química da UFSCar, fecha os depoimentos iniciais abordando desafios analíticos da pesquisa.
Primeira newsletter
Além da participação no dossiê da UFSCar, o Projeto Temático também lançou sua primeira newsletter, chamada “Plast-Agrotox News”.
O boletim aborda atividades recentes, como o primeiro workshop do projeto – pesquisa que detecta agrotóxicos nas chuvas em três cidades de São Paulo –, entre outras informações.
Segundo Michele Fernandes Gonçalves, pesquisadora da Unicamp e bolsista pelo projeto, o atual formato do boletim é provisório até o site estar pronto (o que deve acontecer em três meses).
Destaque – Imagem: aloart / G. I.