Lançada em janeiro de 2022, a Complete Anatomy recebeu atualizações para personalização de pele e representação racial.
Em julho de 2022, meses depois do lançamento do primeiro modelo de anatomia feminina 3D do mundo, a BBC afirmava que os estudantes de anatomia continuavam aprendendo sobre os corpos das mulheres analisando modelos computacionais 3D baseados no físico de um homem branco. Até então, os órgãos femininos eram adicionados.
Considerado um marco para a igualdade na saúde, o Complete Anatomy mudou essa situação e recentemente recebeu atualizações que permitem personalizar a pele e a representação racial. Com isso, foi finalista do Prêmio de Design Apple 2024, no quesito “inclusão”.
A plataforma 3D da Complete Anatomy oferece uma oportunidade sem precedentes de estudar a figura feminina com mais detalhes do que nunca. Destinada principalmente à medicina, os usuários podem alternar facilmente entre o ensino de modelos de anatomia feminina e masculina.
Mais precisão nos diagnósticos
A Elsevier é líder global em publicação de pesquisas e análise de informações. Ao lançar essa plataforma, trouxe a maior inovação já vista e a igualdade educacional com a representação da anatomia feminina completa no estudo do corpo humano. “O lançamento acontece em um momento em que as mulheres têm maior probabilidade de receber diagnósticos incorretos de problemas de saúde em comparação aos homens”, sublinhou a organização.

As diferenças entre as formas masculina (E) e feminina (D) são retratadas com precisão por meio do modelo feminino do Complete Anatomy. Imagem: Elsevier
A principal especialista no assunto sobre a atualização, Yasmin Carter, PhD, Professora Assistente de Anatomia Translacional na UMass Chan Medical School em Worcester, MA, EUA, disse o seguinte, à época do lançamento: “Um dos perigos inerentes ao uso apenas do corpo masculino como ‘normal anatômico’ e do corpo feminino como uma variação, é perpetuar atitudes sexistas. Esse preconceito inconsciente será carregado pelos alunos em suas futuras interações com o corpo e potencialmente com os pacientes. Ao dar aos educadores a opção de escolher o corpo feminino como base para a educação de seus alunos, a Elsevier está ajudando a desenvolver práticas de ensino equitativas, normalizando o corpo feminino. O modelo feminino da Complete Anatomy me apoiará na formação da próxima geração de profissionais médicos para serem mais apropriados e inclusivos.”
Tecnologia na medicina
A Complete Anatomy continua sendo o modelo de anatomia mais avançado do mundo. A revolucionária plataforma educacional baseada em nuvem permite que os usuários investiguem os mínimos detalhes da anatomia humana em 3D incrível, transformando o aprendizado e a prática médica onde estiver disponível, liderando o caminho na produção de tecnologia médica 3D inovadora.
Assista ao vídeo.
Destaque – Imagem: Elsevier / Reprodução