As Nações Unidas endossam o projeto SEAS em reconhecimento aos seus esforços em prol da sustentabilidade marinha.
Desde o seu lançamento em 2022, o SEAS é financiado pela União Europeia – UE. O projeto oferece a pesquisadores de pós-doutorado oportunidades de pesquisa e treinamento inter e transdisciplinar de alta qualidade, voltadas para a sustentabilidade marinha. Agora, o projeto foi endossado pelas Nações Unidas como uma Ação Oficial da Década dos Oceanos para a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030).
Honrados duas vezes
Coordenado pela Universidade de Bergen (UiB), na Noruega, o SEAS é o segundo projeto da universidade a ser aprovado como uma Ação Oficial da Década dos Oceanos. O primeiro foi o Programa de Bolsas de Estudo Noruega-Oceano Pacífico-Clima (2021-2025), financiado pelo Ministério das Relações Exteriores da Noruega e pela Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento.
“Este apoio é uma grande honra e se encaixa perfeitamente no trabalho que realizamos com nossos parceiros locais como parte do One Ocean City Bergen, nossos parceiros europeus para estabelecer uma Comunidade de Conhecimento e Inovação (KIC) sobre água e nossa posição global como Presidente do Centro ODS 14 para o Impacto Acadêmico das Nações Unidas (UNAI)”, afirmou Margareth Hagen, reitora da UiB, em uma notícia recente publicada no site da universidade.
Para sobreviver, a humanidade precisa de oceanos saudáveis. Eles sustentam a vida, estabilizam o clima e garantem a prosperidade. Impulsionado por esse papel crucial, o SEAS reúne todas as faculdades da UiB, bem como muitos parceiros acadêmicos e não acadêmicos, a fim de combinar diferentes abordagens para a sustentabilidade marinha – uma estratégia necessária para enfrentar os desafios multifacetados que ameaçam a biodiversidade marinha e costeira em todo o mundo. “O SEAS é um esforço conjunto de toda a universidade e destaca nosso compromisso em enfrentar os desafios do futuro, fornecendo soluções interdisciplinares para o oceano e a ciência oceânica do futuro”, observa o vice-reitor de Oceano da UiB, Øyvind Fiksen. “O endosso da Década do Oceano é uma inspiração para continuarmos este trabalho, tanto em nossa pesquisa quanto na transformação de nossa educação.”
O programa de pesquisa de bolsas de pós-doutorado do SEAS conta com 37 bolsistas – todos pesquisadores altamente talentosos e experientes que estão contribuindo com o conhecimento necessário para um futuro marinho viável. O treinamento e o suporte de classe mundial fornecidos pela UiB estão ajudando os bolsistas do SEAS a atingir a maturidade profissional como líderes equipados com habilidades transferíveis em pesquisa inter e transdisciplinar e colaboração intersetorial.
Nas palavras de um colega
Uma das bolsistas do programa é Aistė Klimašauskaitė, do Centro de Estudos de Ciências e Humanidades da UiB. Além de pesquisar sobre mineração em águas profundas, Klimašauskaitė também está envolvida na avaliação do programa SEAS como um todo, o que lhe proporcionou mais conhecimento sobre ele do que a maioria.
Comentando sobre o SEAS (Shaping European Research Leaders for Marine Sustainability) ter sido aprovado como uma Ação da Década dos Oceanos, Klimašauskaitė afirma: “A Década dos Oceanos depende de comunidades de pesquisa resilientes e colegiais que fomentem o apoio entre colegas. O SEAS é uma comunidade antes de ser um programa. Este é um aspecto comum mencionado pelos bolsistas do SEAS, e é algo que muitos de nós vivenciamos. Na minha opinião, esta é a principal contribuição para a Década dos Oceanos e, portanto, não apenas uma Ação, mas, talvez, a Ação.”
Para mais informações, consulte o site do projeto SEAS
Fonte: Cordis – EU
Destaque – Imagem: aloart / G I