O e-commerce brasileiro segue em ritmo acelerado e promete mais um ano de resultados expressivos.


Conforme o E-commerce Brasil, com a projeção de crescimento de 10% em relação a 2024, o setor deve faturar R$ 224,7 bilhões em 2025, representando um incremento de quase R$ 20 bilhões em apenas um ano. Os dados são da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Crescimento contínuo
Em 2025, a expectativa é que o país alcance o 8° ano consecutivo de expansão do setor. Desde 2018, este avanço é impulsionado principalmente pela transformação digital e mudanças nos hábitos de consumo.
Aumento no ticket médio
A previsão é de um crescimento de 4,7%, alcançando R$ 515,80.
Mais compradores
O número de consumidores deve crescer e chegar a 94 milhões, três milhões a mais do que em 2024.
Mais transações
O volume de pedidos deve crescer 5%, totalizando 435 milhões de compras online.

“Os números mostram como o e-commerce já se consolidou como uma parte essencial do varejo brasileiro. A integração de estratégias inovadoras, como a personalização da experiência do cliente e a implementação de programas de benefícios, tem contribuído para o crescimento do setor”, comenta Eduardo Esparza, VP General Manager da Tenerity Ibéria e Brasil, companhia líder internacional de engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre as empresas e seus públicos-alvo.

Vendas sazonais

As vendas sazonais são aquelas que ocorrem diariamente, semanais, mensais e anuais. Elas impactam o setor de e-commerce – e o varejo como um todo – de diversas formas. Mas podem se apresentar em diferentes ciclos, conforme os produtos ou serviços oferecidos.

“Elas ajudam a impulsionar o faturamento em curtos espaços de tempo, oferecendo a oportunidade de ampliar o fluxo de caixa e fortalecer a saúde financeira da empresa. Além disso, as datas sazonais atraem novos clientes que podem se tornar recorrentes, o que contribui diretamente para a expansão da base de consumidores,” aponta Bruno de Oliveira do E-commerce Brasil.

Segundo ele, outro impacto importante é a renovação do interesse pelos produtos. “Durante essas datas, você pode promover itens específicos e liquidar estoques acumulados, garantindo maior rotação de inventário. Por fim, essas vendas costumam trazer insights valiosos sobre o comportamento do consumidor, ajudando a planejar melhor suas estratégias futuras.”

Exemplos de vendas sazonais

– Diária: produtos que têm demanda em horários específicos do dia, como cafés pela manhã ou lanches noturnos;
– Semanal: itens que ganham mais relevância em certos dias da semana, como artigos esportivos para fins de semana;
– Mensal: produtos que têm maior procura em determinados períodos do mês, como suprimentos de limpeza ou alimentação perto do pagamento de salários;
– Anual: sazonalidades relacionadas a datas comemorativas, estações do ano ou grandes eventos.


Fonte: E-commerce Brasil, com informações de Bruno de Oliveira


Destaque – Imagem: aloart


Publicação:
Sábado | 28 de Dezembro, 2024


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