A utilização de tecnologias é cada vez mais presente e novos avanços, como por exemplo, os computadores biológicos e semi biológicos que estão sendo desenvolvidos. No trabalho e no dia a dia, a cada momento surgem novidades e atualizações que merecem atenção.


A Associação Brasileira de Automação e Tecnologia (GS1), apurou que o crescimento do TI (Tecnologia de informação) é nítido a expectativa é a constante evolução, tanto do setor quanto do mercado. Segundo um levantamento realizado pela plataforma de inteligência de vendas Cortex, a pedida da Forbes Brasil, em janeiro de 2023 haviam 33 mil vagas para cargos que envolvessem tecnologia, um aumento de 38% em relação ao mesmo período de 2022.

IA

“O cenário para o próximo ano é promissor para serviços e soluções que utilizam IA para entrega e ganhos operacionais, esta estará associada a serviços que utilizem a IA Generativa integrado aos sistemas organizacionais, porém também traz outras abordagens que deverão ter maior notoriedade durante os próximos anos, tais como: gerenciamento de riscos e segurança de IA e desenvolvimento de software pela IA.”, explica Rogério Athayde, CTO da keeggo.

Investimentos

Segundo a GS1, a tendência de investimentos que envolvam o setor devem continuar. Segundo a Gartner, uma das principais empresas mundiais especializadas em pesquisa e consultoria em tecnologia da informação, no próximo ano haverá um aumento de 8% nos investimentos mundiais com TI, com gastos chegando a um montante total de US$ 5,1 trilhões.

Tendências

1. Inteligência artificial
Um dos avanços que deve ganhar mais protagonismo na área em 2024 é a inteligência artificial. O uso da tecnologia, popularizada no país em 2022, continuará em crescimento no próximo ano.

2. Engenharia de plataformas
Como resposta à complexidade crescente das arquiteturas de software, a engenharia de plataformas vai ganhar espaço no próximo ano.

3. Tecnologia sustentável
A tecnologia sustentável também está entre as tendências. A preocupação com políticas voltadas para a promoção do ESG (governança ambiental social e corporativa) que apoiem o uso de uma tecnologia mais sustentável, fez com que setor de TI se voltasse para a utilização de tecnologias que exijam um menor consumo de energia e sejam mais eficientes.

4. Plataformas de nuvem industriais
As plataformas de nuvem industriais também serão destaque, utilizando a internet como fonte para possibilitar serviço de computação e armazenamento. Os profissionais de TI vão utilizar a plataforma para ganhar mais adaptabilidade e agilidade.

5. Gestão contínua de exposição e ameaças
Por fim, outra tendência tecnológica para o próximo ano é a gestão contínua de exposição e ameaças. Os ativos digitais e físicos de uma empresa podem, por meio dessa gestão, serem avaliados de maneira consistente e contínua.


Destaque – Imagem: aloart


Publicação:
Terça-feira | 2 de janeiro, 2024