Terça-feira | 30 de abril, 2019 | 20h10
Há exatos 120 anos, em abril de 1899, era criada em Ontário, no Canadá, a companhia São Paulo Light & Power, com o objetivo de explorar e implantar o serviço de bondes movidos à tração elétrica na Capital paulista.
Como forma de celebrar o marco, a Fundação Energia e Saneamento lança, neste feriado de 1º de maio, a exposição “Bondes Elétricos em São Paulo”, que ficará na Estação Paulista da Linha 4-Amarela do Metrô até o dia 20/5. Ilustrados com imagens icônicas da cidade, os 20 painéis da mostra relembram a trajetória deste meio de transporte em São Paulo até a sua extinção, em 1968.
O público poderá conferir, entre outros momentos, a dinâmica da cidade e o comportamento da população com a chegada do primeiro bonde elétrico da Light, “Barra Funda - Largo de São Bento”, na Alameda Barão de Limeira, além da inauguração de outras linhas, como a do “Bom Retiro” e “Penha”, e como este novo meio de transporte transformou a paisagem paulistana, em um período de acentuado crescimento econômico e populacional.
A maioria das imagens da exposição são registros de Guilherme Gaensly, fotógrafo e imigrante suíço contratado pela Light no início do século XX para registrar as obras da empresa na Capital. Atualmente, a Fundação dispõe do maior acervo conhecido de Gaensly.
Após o período na Estação Paulista, a mostra segue para a Estação Oscar Freire, de 3 a 28 de junho, e finaliza na Estação Faria Lima, de 1º a 31 de julho.
Para adquirir as publicações históricas da Fundação Energia e Saneamento de São Paulo clique no botão obras que leva ao site onde verá as obras.
Leia mais sobre
MEMÓRIA DE SÃO PAULO
HISTÓRIA DE SÃO PAULO
Leia as últimas publicações