Terça-feira | 31 de dezembro, 2019 | 11h32

 

A prática do Jiu Jitsu deve fazer parte do ensino fundamental nas escolas brasileiras, de acordo com a aprovação que obteve o Projeto de Lei do Senador Chico Rodrigues (DEM-RR).

Gerson Soares | com informações da Agência Senado

Durante a análise do texto, Rodrigues detalhou que o Jiu Jitsu passou a ser adotado como disciplina opcional em diversas escolas de Roraima nos últimos anos. Segundo seu relato, a prática tem gerado uma maior motivação nos estudantes e incrementado a disciplina.

 

O Jiu Jitsu (BJJ) pode se tornar um elemento modificador e colaborar na educação dos jovens brasileiros. Foto: aloimage / arquivo

 

Agora o texto do projeto (PL 4.478/2019) do senador Chico Rodrigues (DEM-RR) que inclui a prática do Jiu Jitsu nos currículos do ensino fundamental segue para o exame da Câmara dos Deputados.

“O Jiu Jitsu traz benefícios à saúde física, ao equilíbrio mental e à interação social. Aumenta a coordenação motora e o controle muscular. Também melhora a capacidade cardiovascular e respiratória. Ainda há relatos de melhorias na capacidade de concentração, na autoconfiança e no controle disciplinar”, afirmou o senador.

História

De acordo com a reportagem de Iara Farias Borges, da Rádio Senado, durante o pronunciamento do relator da proposta, o senador Eduardo Gomes (MDB-TO), este lembrou a importância da família Gracie para a divulgação do esporte no Brasil.

De fato, a Família Gracie tem sido a grande difusora desse esporte no Brasil, tendo Carlos e Helio Gracie – assim como as gerações da família que seguiram seus passos e ensinamentos – como símbolos para um exército de praticantes.


Conheça essa e outras histórias sobre o Jiu Jitsu brasileiro, mais conhecido mundialmente como Brazilian Jiu Jitsu.


No entanto, é preciso lembrar a importância, também fundamental, dos mestres Luiz França e Oswaldo Baptista Fadda. França ensinou essa arte no Rio de Janeiro, porém levando-a aos mais humildes. Oswaldo Fadda, seu aluno, manteve o mesmo ideal de ensinar o Jiu Jitsu às classes populares.

Musashi (D) e samurai (E). Fotos: Wikicommons

Leia mais sobre
ARTES MARCIAIS