Academias abrem na segunda com rígido protocolo


Sábado | 11 de julho, 2020 | 15h43


REABERTURA DO COMÉRCIO EM SP


As academias de ginástica particulares e de clubes poderão reabrir suas portas nesta segunda-feira. Prefeitura, no entanto, impõe regras rígidas para evitar a propagação do coronavírus.

Quem estava aguardando essa notícia já pode preparar o squeeze e a roupa para retornar aos treinos na próxima semana. É que finalmente a Prefeitura de São Paulo liberou o funcionamento das academias de ginástica para reabrirem suas portas no dia 13 de julho. A medida vem recheada de regras e impõe sacrifícios a todos. Os proprietários deverão seguir o protocolo publicado no Diário Oficial do Município (DOM) neste sábado (11), atletas e orientadores físicos também deverão se enquadrar.

 

Aos poucos comércio reabre na maior cidade do país. As academias de ginástica, que estavam programadas para a fase verde, poderão abrir a partir do dia 13 de julho, sob protocolos mais rígidos do que os demais setores. Foto: José Cruz / Agência Brasil

 

Apesar de ser uma boa notícia, as atividades precisarão de agendamento prévio pelos interessados e aqueles que se encontram em grupos de risco terão seus planos congelados até a liberação na fase verde do Plano São Paulo. “O setor de academias estava previsto para a fase 4, mas o Governo do Estado o antecipou com muito mais regras do que o previsto inicialmente”, declarou Bruno Covas, ontem (10). Por enquanto, os estabelecimentos poderão funcionar durante seis horas diárias, com 30% da capacidade.

“As salas de treino de peso livre e as de atividades coletivas deverão ser delimitadas de maneira que cada cliente fique a 2 metros de distância um do outro. Só poderão ser utilizados apenas 50% dos aparelhos de cardio, deixando o espaçamento de um equipamento sem uso para o outro. Está proibida qualquer forma de luta e contato físico durante o treino, mesmo que seja para orientação.”

Piscinas

Quanto ao uso das piscinas o protocolo admite o uso, desde que sejam respeitadas as normas. Os atletas desse esporte tinham dúvidas quanto à prática, com a liberação os praticantes ganham uma boa frente na preparação física diante de modalidades como Judô, Jiu Jitsu e outras lutas que ainda estão proibidas.

“As piscinas devem ser divididas por turmas, com separação por raias, de acordo com o nível de aprendizagem dos alunos. Para reduzir o número de pessoas, recomenda-se diminuir também a duração das aulas.”

Hidratação e vestiários

De maneira geral, a hidratação será individual e os bebedouros ficarão desativados. As academias também deverão suspender a utilização dos chuveiros de vestiários, mantendo apenas os banheiros abertos. Os atletas deverão chegar vestidos com seus respectivos uniformes, a fim de não compartilharem esses recintos.

“Estamos hoje assinando os protocolos com os representantes de academias e de atividades similares. Os escritórios já haviam sido liberados na fase anterior, mas estão aqui para incrementar esses protocolos, com práticas ainda mais rígidas do que já aprovamos, para proteger funcionários e clientes”, disse o prefeito Bruno Covas, após a assinatura dos protocolos que envolveram também as áreas de escritórios de serviços.

Reabertura do comércio em SP, mostra a tensão dos empresários para pagarem suas contas e manter os negócios. Imagem: aloart

Leia mais sobre
ALÔ SÃO PAULO

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Pandemia não impede obras de infraestrutura no Brasil, vídeo
3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo
Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio
Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo
Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro
Conferência interministerial do governo Bolsonaro, assista ao vivo
Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro
Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo
  • Pandemia não impede obras de infraestrutura no Brasil, vídeo

  • 3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo

  • Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio

  • Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo

  • Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro

  • Conferência interministerial do governo Bolsonaro, assista ao vivo

  • Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro

  • Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Share This