Boa forma: o alongamento e seus benefícios


Segunda-feira, 1º de agosto de 2016, às 16h20


Com a correria do dia a dia, as pessoas estão ficando mais estressadas se esquecendo de cuidar do próprio corpo, deixando-o cada vez mais de lado.

Por Monica Abdalla*

Com o tempo, vamos sentindo aquela sensação de cansaço e dores no corpo, inclusive nas costas (queixa principal nas clinicas de fisioterapia e massagem), fazendo com que paremos para pensar que algo está errado.

Mas não só a correria do dia a dia, como vida sedentária, má postura e exercícios físicos feitos de forma errada, também são os principais vilões das dores no corpo e principalmente nas costas. O que as pessoas se esquecem, mesmo aquelas que praticam alguma atividade física, é que antes e depois de qualquer atividade física, temos que fazer uma sequência de alongamentos.

 

Alongamentos são importantes antes e depois das atividades físicas. Imagem: Michael Lorenzo / Getty Images

Alongamentos são importantes antes e depois das atividades físicas. Imagem: Michael Lorenzo / Getty Images



Os alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento.

O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação, promovendo o alívio do desconforto ou dor em determinadas regiões do corpo.

Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior a sua flexibilidade e saúde.

Os alongamentos conseguem esse resultado por aumentarem a temperatura da musculatura e por produzirem pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo que revestem os músculos, responsáveis pelos nossos movimentos e possuem entre outras características importantes, a elasticidade, que lhes permite voltar ao tamanho normal depois de alongados.

Isso nos mostra a importância de realizarmos alongamentos com frequência. Entretanto, mais importante do que realizá-los, é fazê-los da maneira correta, ou então como terapia assistida, o chamado streching ou alongamento passivo, feito na maca pelo massoterapeuta ou fisioterapeuta.

Os alongamentos são fáceis, mas quando realizados de forma incorreta, podem, na realidade, provocar mais mal do que bem. Portanto, é recomendável que o alongamento seja realizado com a supervisão de um educador físico ou um profissional da saúde, para que não ocorra algum dano físico.

Alongamentos antes e depois de qualquer atividade física, mantém a flexibilidade e ajudam na prevenção de lesões comuns.

Alongar define-se como sentir uma sensação de tensão. Se por acaso sentir dor intensa, a posição deve ser relaxada para evitar micro lesões na musculatura. Todo o profissional de massagem, em caso de alongamento passivo, deve respeitar os limites do cliente/paciente e aumentar lenta e gradualmente a intensidade dos exercícios em conjunto com a respiração.

É recomendável manter o alongamento de 10 a 60 segundos por articulação e evitar balançar durante a execução, pois assim estará estimulando um reflexo de contração ao invés do propósito de alongar.

E lembre-se, para obter um bom resultado, o alongamento deve ser feito todos os dias.

*Monica Abdalla é formada em Massoterapia pelo Senac Tatuapé e Jornalismo pela FMU
Crianças de 4 a 8 anos já podem começar a se aventurar no mundo dos esportes. Foto: Divulgação

Crianças de 4 a 8 anos já podem começar a se aventurar no mundo dos esportes. Foto: Divulgação

Leia mais sobre
BOA FORMA

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Bolsonaro lança partido Aliança pelo Brasil
Nota de repúdio da Associação Nacional dos Procuradores da República, vídeo
Pátria Amada Brasil: 300 dias de Governo
Alexandre Garcia: visão de mais de 50 anos de jornalismo
Plano Safra é lançado com R$ 225,59 bilhões para produtores
Presidente pede confiança para mudar o Brasil, vídeo
Presidente Bolsonaro concede entrevista à Jovem Pan: balanço dos 100 dias de governo
Itália em São Paulo
  • Bolsonaro lança partido Aliança pelo Brasil

  • Nota de repúdio da Associação Nacional dos Procuradores da República, vídeo

  • Pátria Amada Brasil: 300 dias de Governo

  • Alexandre Garcia: visão de mais de 50 anos de jornalismo

  • Plano Safra é lançado com R$ 225,59 bilhões para produtores

  • Presidente pede confiança para mudar o Brasil, vídeo

  • Presidente Bolsonaro concede entrevista à Jovem Pan: balanço dos 100 dias de governo

  • Itália em São Paulo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*