Carlos Alberto Decotelli é o novo ministro da Educação


Sexta-feira | 26 de junho, 2020 | 18h47


A nomeação foi vista com reservas pela Ubes e outras entidades. Em nota conjunta afirmaram que ele não é capacitado tecnicamente para o cargo e sim ligado a áreas militares e econômicas.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou na tarde desta quinta-feira (25), por meio de suas redes sociais, a nomeação do professor Carlos Alberto Decotelli da Silva, para exercer o cargo de ministro de Estado da Educação.

 

Bolsonaro e o novo ministro da educação: Decotelli terá missão difícil, mas ao mesmo tempo uma oportunidade para levar o ensino para quem precisa e precisar aquilo que deve ser depurado, em matéria de alimentar ideologias com verbas públicas. Foto: divulgação / PR

 

Dacotelli é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), mestre pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), doutor pela Universidade de Rosário, na Argentina, e pós-doutorado pela Universidade de Wuppertal, Alemanha.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC) o novo ministro está capacitado para exercer o cargo. “Com experiência na pasta, chegou a ser presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em 2019. Antes de ocupar o atual cargo, era professor da Pós-Graduação em Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas (FGV),” divulgou o MEC.

Oposição

Todavia, entidades se manifestaram sobre a nomeação afirmando que Decotelli é ligado ao ministro Paulo Guedes, aos militares – ele é oficial da Reserva da Marinha – e não tem a experiência necessária para o cargo, de acordo com a nota conjunta divulgada pela UNE (União Nacional dos Estudantes, Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e ANPG (Associação Nacional dos Pós-graduandos).

“Embora possua trajetória acadêmica e possa vir a representar um deslocamento do grupo olavista na gestão, o novo ministro não tem experiência vinculada à educação, mas sim nas áreas financeira e militar, o que é sempre motivo de preocupação. A educação não pode ser tutelada nem por grupelhos ideológicos e nem estar a serviço dos interesses do mercado financeiro”, diz parte da nota.

Elogios

Por outro lado, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) exaltou o diálogo com o novo ministro enquanto ele esteve a frente do FNDE. A entidade afirmou na nota que “políticas educacionais como a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o novo ensino médio possam avançar com celeridade e qualidade”.

Pelo Twitter, o ex-ministro Abraham Weintraub elogiou a indicação. Por sua vez, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) desejou sucesso a Decotelli.

“A expectativa da ABMES é de que o novo ministro tenha um olhar diferenciado para as políticas de inclusão que precisam ser implantadas e/ou aperfeiçoadas, de modo a permitir a democratização do acesso e a inclusão dos menos favorecidos economicamente na educação superior”, expôs.

Gestão do tempo, planejamento de tarefas e interatividade online com os colegas estão entre as principais dicas | Foto: Divulgação / CPS

Leia mais sobre
EDUCAÇÃO

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Pandemia não impede obras de infraestrutura no Brasil, vídeo
3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo
Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio
Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo
Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro
Conferência interministerial do governo Bolsonaro, assista ao vivo
Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro
Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo
  • Pandemia não impede obras de infraestrutura no Brasil, vídeo

  • 3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo

  • Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio

  • Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo

  • Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro

  • Conferência interministerial do governo Bolsonaro, assista ao vivo

  • Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro

  • Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Share This