Expansão da Linha 2 – Verde do Metrô pára até dezembro, monotrilho continua


Quarta-feira, 23 de março de 2016 às 10h02


Estamos acompanhando a expansão da Linha 2 Verde que irá atender a população de Vila Prudente até a via Dutra, já em Guarulhos. A fase atual, como noticiamos anteriormente (saiba mais), estava dedicada às desapropriações. Portanto, uma etapa difícil a ser superada, envolvendo indenizações e questões jurídicas. Mas, tudo isso vai ter uma parada até dezembro deste ano, devido à falta de verbas.

Estação Vila Prudente do Metrô. Foto: Divulgação / Metrô

Estação Vila Prudente do Metrô. Foto: Divulgação / Metrô

De acordo com a assessoria do Metrô, em nota enviada na noite desta terça-feira (22) à redação, “em decorrência da não liberação de limite pela União de um financiamento de R$ 2,5 bilhões via BNDES, durante o Plano de Ajuste Fiscal no segundo semestre de 2015, previstos para a extensão da Linha 2 - Verde do Metrô, os oito contratos da obra foram suspensos antes do início de sua execução, até dezembro de 2016”, informou.

Buscando novas informações sobre o assunto, questionamos como ficaria, portanto, a situação de quem já teve sua propriedade avaliada e/ou indenizada. A resposta da Companhia do Metropolitano de São Paulo é de que “neste período (o de contenção devido à falta de liberação de verbas da União), o Metrô realiza a desapropriação apenas dos imóveis cujos processos já estavam em andamento. Já os processos para desapropriação dos demais imóveis inseridos em decretos de utilidade pública para a ampliação da Linha 2, serão iniciados após o início das obras.

De acordo com a companhia as áreas já desapropriadas serão cuidadas. “Estão sob vigilância em pontos estratégicos e o Metrô promove a limpeza dos terrenos”. A empresa mantém uma central de relacionamento ( ), onde as dúvidas podem ser ainda melhor esclarecidas individualmente.

Monotrilho

Outro assunto importante e de importância fundamental para a mobilidade urbana num futuro muito próximo, é quanto à construção e expansão dos monotrilhos. Um meio de transporte moderno, que utiliza energia limpa e além de tudo embeleza a cidade, valorizando as áreas por onde passa como aconteceu na região da Vila Prudente e Oratório. Após as obras, o lugar ganhou ares futuristas, o que é bom para a cidade.

 

Trem do monotrilho (maquete). Imagem: divulgação / Metrô

Trem do monotrilho (maquete). Imagem: divulgação / Metrô

 

Conversamos com a assessoria do Metrô para saber como está o andamento das obras da Linha 15-Prata do Metrô, cujo trecho segue da Vila Prudente até São Mateus no extremo Leste da cidade.

A construção do monotrilho conta atualmente com mais de 1.300 pessoas trabalhando em seu trecho prioritário, que terá mais nove estações e 13 km. “As colunas e vigas por onde passarão os trens do monotrilho já foram implantadas até a região da estação Iguatemi e as estações em obras no trecho até São Mateus deverão ser entregues até 2018”, respondeu a companhia. Atualmente a linha opera com 2,3 km e apenas 2 estações entre Vila Prudente e Oratório.

Conforme informado, com a conclusão deste trecho em obras, a Linha 15 terá 15,3 km e 11 estações, de Vila Prudente a Iguatemi (na região de S. Mateus), “transportando mais de 400 mil pessoas por dia e beneficiando várias regiões do entorno. O projeto revitaliza as vias por onde o monotrilho passa, com a implantação de um parque linear e ciclovia no canteiro central, sob as vigas”, esclarece o Metrô.

 

Assista dois vídeos para saber como estão as obras do monotrilho que vai facilitar a vida de muita gente quando estiver em funcionamento. Assista os reconhecimentos aéreos produzidos em fevereiro e novembro de 2015 para acompanhar as obras.


Se quiser envie suas questões preenchendo o formulário simplificado de comentário, mais abaixo.

Acesse direto o Canal de relacionamento do Metrô sobre a Linha 15 - Prata (monotrilho) e Linha 2 - Verde (desapropriações).

Imagens Aéreas Obras Linha 15-Prata - Fevereiro/2015

Obras Linha 15-Prata Dezembro/2015

Estação Vila Prudente do Metrô. Foto: Divulgação / Metrô

Estação Vila Prudente do Metrô. Foto: Divulgação / Metrô

Leia mais sobre
MOBILIDADE URBANA
EXPANSÃO DA LINHA 2 - VERDE

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Pandemia não impede obras de infraestrutura no Brasil, vídeo
3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo
Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio
Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo
Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro
Conferência interministerial do governo Bolsonaro, assista ao vivo
Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro
Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo
  • Pandemia não impede obras de infraestrutura no Brasil, vídeo

  • 3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo

  • Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio

  • Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo

  • Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro

  • Conferência interministerial do governo Bolsonaro, assista ao vivo

  • Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro

  • Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Share This