Grégoire 12/14-HP Coupé de Voyage. Foto: Louwman Museum. Coleção Louwman/Divulgação

 

 

Conheça outra raridade


Segunda-feira, 20 de outubro de 2014 às 12h22


Edição: Alô São Paulo

Museu Louwman – Localizado na cidade de Haia, na Holanda, conta com uma coleção de carros que se multiplicou há quase três centenas de modelos após 125 anos. Hoje, iremos conhecer a história de mais uma dessas raras preciosidades automobilísticas do ano de 1894.

GRÉGOIRE
12/14-HP COUPÉ DE VOYAGE

A placa de cobre no pára-brisas é um dos detalhes mais atraentes deste carro. Ele pode ser removido para melhorar (um pouco) a visibilidade do condutor em tempo chuvoso. O carro não tem nem mesmo um limpador operado à mão, e os elétricos ainda não existiam. No entanto, ele tem iluminação elétrica, o que Grégoire foi o primeiro a adotar.

A carroçaria construída por Alin & Liautard de Courbevoie é bastante conservadora para o seu tempo e lembra uma carruagem ou ‘diligência’. É um coupé de viagem como se auto-denomina, por isso possui um pequeno bagageiro no estribo, inteligentemente localizado atrás do motorista, mas do lado de fora. Dessa forma, o banco traseiro dos passageiros pode oferecer mais espaço para as pernas. Há também um estribo para o passageiro.

Grégoire, da cidade francesa de Poissy, produziu, carros predominantemente pequenos e rápidos entre 1903-1924; modelos maiores foram oferecidos tempos depois. Os produtos da Grégoire tinham muitos elementos contraditórios. Por exemplo, se por um lado, a aerodinâmica dos carros foram testadas em túneis de vento, por outro eles foram equipados com carroçarias com formatos antigos. Este carro em particular é um modelo único e um dos poucos sobreviventes Grégoire.