As descobertas apresentadas no maior encontro mundial de especialistas em coração podem surpreender.


Café faz mal, depois faz bem, depois… é praticamente um alimento saudável! Aparentemente, é bom para o coração. Quer diminuir o risco de insuficiência cardíaca a longo prazo? Vá em frente e tome algumas xícaras, desde que o café seja preto. Então, respondemos à velha pergunta de uma vez por todas?

Mais uma vitória para o consumo de café

Uma pesquisa apresentada no Congresso anual da European Society of Cardiology (ESC) em 27 de agosto de 2021, apresentou o maior estudo sobre o tema e indicou que beber até três xícaras de café por dia pode manter seu coração saudável. Os dados de mais de 468.000 participantes britânicos sem sinais de doença cardíaca, foram extraídos pelos pesquisadores do Biobank do Reino Unido (UK). A idade média era de 56 anos, e quase 56% eram mulheres.

Para examinar os comportamentos de consumo de café dos participantes, eles foram divididos em três grupos: sem consumo regular, até três xícaras por dia e mais de três xícaras por dia. A equipe de pesquisa ajustou fatores como idade, sexo, peso, altura, tabagismo, atividade física e histórico médico.

Verificou-se que os participantes que bebiam café moderadamente eram menos propensos a sofrer morte prematura por qualquer causa em comparação com os que não bebiam café. Em contraste com os não bebedores de café, as pessoas que bebiam até 3 xícaras por dia tinham 12% menos risco de morte por qualquer causa, 17% menos risco de morte por doença cardiovascular e 21% menos risco de acidente vascular cerebral.

Amantes do café uni-vos! Uma fonte de boas notícias

“Até onde sabemos, este é o maior estudo para avaliar sistematicamente os efeitos cardiovasculares do consumo regular de café em uma população sem doença cardíaca diagnosticada”, comentou a Dra. Judit Simon, do Heart and Vascular Centre, Semmelweis University, Budapeste, Hungria. “Nossos resultados sugerem que o consumo regular de café é seguro, pois mesmo a alta ingestão diária não foi associada a resultados cardiovasculares adversos e mortalidade por todas as causas após um acompanhamento de 10 a 15 anos”. Simon, que apresentou as descobertas no Congresso da ESC, acrescentou: “Além disso, 0,5 a 3 xícaras de café por dia foram independentemente associadas a menores riscos de derrame, morte por doença cardiovascular e morte por qualquer causa”.

Usando exames de ressonância magnética cardíaca de mais de 30.000 participantes, os cientistas também investigaram a conexão entre o consumo de café e a estrutura do coração. “A análise de imagem indicou que, em comparação com os participantes que não bebiam café regularmente, os consumidores diários tinham corações de tamanho mais saudável e melhor funcionamento”, explicou o Dr. Simon. “Isso foi consistente com a reversão dos efeitos prejudiciais do envelhecimento no coração”.

O Dr. Simon concluiu: “Nossas descobertas sugerem que o consumo de café de até 3 xícaras por dia está associado a resultados cardiovasculares favoráveis. Embora sejam necessários mais estudos para explicar os mecanismos subjacentes, os benefícios observados podem ser parcialmente explicados por alterações positivas na estrutura e função cardíacas”.

A pesquisa pode oferecer “mais detalhes potencialmente… sobre quais tipos de café e qual dose é ideal e talvez quais mecanismos estão envolvidos em relação às mudanças no coração”, Rob van Dam, professor de exercício e ciências da nutrição na George Washington University, nos Estados Unidos. “No geral, o quadro é bastante positivo para o consumo de café, principalmente se você o tomar sem muito creme ou açúcar, é claro.”


Fonte: Cordis UK


Destaque – Imagem: aloart


Publicação:
Domingo | 20 de agosto, 2023