Terça-feira, 22 de agosto de 2017 às 10h55


Com vídeos curtos e voltados à divulgação de trabalhos científicos, a série de vídeos ClickCiência, produzida na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), chegou à marca de 200 episódios publicados. ClickCiência é produzida desde 2014 pelo Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da UFSCar, em parceria com o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF).

Agência FAPESP

Cada episódio tem duração de cerca de 5 minutos, nos quais os pesquisadores da UFSCar falam sobre seus trabalhos realizados na universidade. Os vídeos são divulgados no site do LAbI e nas redes sociais do Laboratório (YouTube, no canal “ClickCiência”; Facebook e Twitter).

 

Produção começou em 2014 e busca ampliar visibilidade e disseminação do conhecimento produzido na universidade. Vídeos estão disponíveis em site e em canal do YouTube. Imagem: ClickCiência / reprodução

 

Em 2017, a série passou a ser divulgada também por parceiros do LAbI, a revista de divulgação científica Galileu, em sua página de Facebook, e a Agência Fapesp, que compartilha os vídeos em seu site e, também, nos boletins que encaminha diariamente por e-mail.

A série de vídeos não se restringe à divulgação de trabalhos. Um dos seus desdobramentos é a versão “ClickCiência – Pós-graduação”, que confere a estudantes de pós-graduação a oportunidade de falarem sobre as suas pesquisas.

Outros episódios, sobre pesquisas realizadas por docentes do curso de graduação em Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa da UFSCar, ofereceram a oportunidade para estudantes do curso exercitarem a interpretação para a Língua Brasileira de Sinais. Em paralelo ao ClickCiência, o LAbI também publica junto a série de videocasts “Ciência Explica” , que tem o objetivo de abordar conceitos científicos para as crianças.

Ciência Explica - "Por que piscamos?"

Estudo desvenda como são produzidas as partículas que alimentam as nuvens da Amazônia. Imagem: Nature, Wang et al

Estudo desvenda como são produzidas as partículas que alimentam as nuvens da Amazônia. Imagem: Nature, Wang et al

Leia mais sobre
CIÊNCIAS

 

Leia as últimas publicações