Sábado | 22 de julho, 2023

Um estudo realizado no Irã repercutiu está semana na Europa. “A quimioterapia está associada a uma ampla gama de efeitos colaterais físicos e psicológicos, portanto terapias complementares e alternativas podem ser praticadas como tratamento independente ou combinadas com as padrão para melhorar a qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes com câncer,” destaca a pesquisa. Trata-se dos efeitos da yoga do riso na qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes submetidos à quimioterapia. No Brasil a diversos profissionais que aplicam a técnica da Yoga do Riso.

BMC Medicina Complementar e Terapias / Por Lorena Verduci*


A yoga do riso é um tipo de terapia complementar que promove o riso deliberado em combinação com práticas de respiração de yoga e poses de alongamento de yoga. O riso intencional pode proporcionar benefícios iguais aos do riso espontâneo derivado de piadas ou programas de humor, liberando uma onda de hormônios antiestresse.

Qualidade de vida

Neste ensaio clínico randomizado (onde os participantes são escolhidos aleatoriamente), os autores investigam os efeitos da yoga do riso na qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes com câncer submetidos à quimioterapia. O grupo de intervenção recebeu yoga do riso por quatro sessões em intervalos de uma semana. A qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) dos pacientes foi avaliada por meio do Questionário de Qualidade de Vida da Organização Européia para Pesquisa e Tratamento do Câncer. Os questionários do estudo foram preenchidos antes e depois das sessões de yoga do riso pelos pacientes com câncer, por meio de entrevistas, enquanto o grupo controle recebeu uma educação de treinamento de autocuidado.

Resultados

Os resultados do estudo mostraram que a yoga do riso contribuiu para melhorias no funcionamento emocional e físico, redução da fadiga, dor e distúrbios do sono e melhor qualidade de vida em comparação com o grupo de controle. A yoga do riso traz muitas vantagens, pois é um método fácil, econômico e acessível, que também pode ser ensinado aos pacientes para que eles possam praticar sozinhos, aumentando seu gerenciamento de autocuidado.


*Lorena Verduci possui mestrado em Ciências e Tecnologias Biomoleculares (Universidade de Pisa, Pisa, Itália) e doutorado em Estratégias Inovadoras em Pesquisa Biomédica (Scuola Superiore Sant’Anna, Pisa, Itália).


Leia o artigo aqui:
Namazinia, M., Mazlum, SR, Mohajer, S. et al. Efeitos da yoga do riso na qualidade de vida relacionada à saúde em pacientes com câncer submetidos à quimioterapia: um ensaio clínico randomizado. BMC Complement Med Ther 23 , 192 (2023). https://doi.org/10.1186/s12906-023-04028-2


Fonte: Bio Med Central / Springer Nature


Destaque – Imagem: aloart