Domingo | 05 de junho, 2022


Sente tontura ao se levantar rápido demais? Fica com a impressão de que desmaiará? Então, atente-se: talvez você tenha uma condição chamada hipotensão postural (HP).


Quando uma pessoa se levanta rapidamente, ela pode sofrer abrupta queda na pressão arterial, eventualmente originando tontura, sensação da visão turva e até fraqueza. Em casos mais intensos, há os que desmaiam.

“Uma hipotensão postural ocorre isoladamente ou pode estar relacionada a certos problemas de saúde, como as doenças cardíacas, as neurológicas e a hipertensão. Aliás, é uma condição que, em algumas oportunidades, talvez decorra de várias outras situações, sendo essencial investigar bem”, afirma a Dra. Cristiana Borges, coordenadora do Departamento Científico de Distúrbios Vestibulares e do Equilíbrio da Academia Brasileira de Neurologia e do Ambulatório de Distúrbios Vestibulares do Equilíbrio do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Entre as doenças neurológicas com tendência à hipotensão postural, a principal é degenerativa: a atrofia de múltiplos sistemas. Pacientes com doença de Parkinson, às vezes, também podem apresentar os sintomas.

Segundo a Dra. Cristiana, ocorre inclusive em pessoas sem qualquer doença, absolutamente saudáveis. Por exemplo, alguém na praia, tomando sol o dia inteiro, sem se hidratar e se alimentar adequadamente, pode ser pego pela HP ao se levantar depressa.

Como evitar

“Quem tem sintomas recorrentes, deve procurar um especialista. A primeira coisa a descobrir é o que está causando a hipotensão postural. Medidas como se hidratar bem e praticar atividades físicas ajudam no controle. Exercícios, principalmente de movimentação e contração das pernas, são salutares”, explica a neurologista.

Para aqueles com tendência à HP, é indicado sempre se levantar com vagar, sem pressa. Em caso de tontura, o melhor é se sentar ou deitar-se. Dra. Cristiana relata que assim a pessoa não mais desmaiará e os sintomas passarão.

“A pressão se restabelece normalmente e começa a melhorar. Truques, como colocar sal debaixo da língua ou comer uma azeitona são mitos e não funcionam. Bom mesmo é hidratação e alimentação nutritiva, além de orientação médica para corrigir os facilitadores à hipotensão, se necessário, com medicação”.

Medicação

Existem remédios específicos, mas só se deve adotá-los sob prescrição de um especialista, já que eventualmente provocam efeitos colaterais.

“Se o paciente usa alguma medicação para a hipertensão em dosagem inadequada, pode vir a ter hipotensão postural”, informa a neurologista.

Ela conta que em certas ocasiões a hipotensão postural é tão severa que a pessoa não consegue ficar em pé por muito tempo. A pressão despenca. Nesses episódios é necessário recorrer a um fármaco, devidamente ministrado por um médico.

Por fim, dra. Cristiana registra que a HP pode ser limitante a tarefas do dia a dia, devendo ser encarada com toda a seriedade por quem sofre os sintomas. E frisa que se trata de condição totalmente diferente da labirintite.