Boa forma: Drenagem linfática


Sexta-feira, 16 de setembro de 2016, às 10h49


A drenagem linfática é uma técnica de massagem que trabalha o sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma rápida, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos. Essa técnica foi desenvolvida em 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder e sua esposa, que posteriormente foi aprimorada, tornando-se conhecida até os dias de hoje.

Por Monica Abdalla*

A principal função da drenagem linfática é acelerar o processo de retirada dos líquidos acumulados entre as células, e os resíduos metabólicos; encaminhando-os aos vasos capilares e, por meio de movimentos específicos, direcionando para que sejam eliminados.

 

Técnica desenvolvida em 1932, tem como principal função acelerar o processo de retirada dos líquidos acumulados entre as células e os resíduos metabólicos. Foto ilustratitva: Gabriel Bulla / Getty Images

Técnica desenvolvida em 1932, tem como principal função acelerar o processo de retirada dos líquidos acumulados entre as células e os resíduos metabólicos. Foto ilustratitva: Gabriel Bulla / Getty Images

 

Os movimentos da drenagem linfática são lentos e com pressão e sempre de baixo para cima, ou seja, dos membros inferiores para os membros superiores, lembrando que na drenagem não podemos usar força e sim pressão, desta forma, desconfie do profissional que o deixe sair com dores no corpo ou hematomas.

Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunitário, é relaxante e tranquilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação anti-inflamatória do organismo. As sessões podem ser feitas até duas vezes por semana, o que é recomendado pelos profissionais da área após avaliação ou anamnese (ficha aonde os pacientes irão relatar histórico familiar de doenças, hábitos alimentares queixas de dores locais ou outras).

Em alguns casos é necessária a avaliação médica, pois a drenagem possui contraindicações as quais nem todas as pessoas podem ser submetidas. Pessoas com infecções agudas, insuficiência cardíaca, trombose, hipertensão arterial, asma brônquica, gestantes no inicio da gestação, pré e pós-cirúrgico, varizes profundas e pessoas portadores de câncer.

Os casos que necessitam de carta do médico autorizando o procedimento da drenagem linfática são pré e pós-cirurgias plásticas, gestantes e portadores de doenças cancerígenas, pois a massagem por estimular o metabolismo pode ocorrer metástase, ou seja, a doença pode se espalhar pelo corpo todo.

Todo o profissional responsável não atenderá seu paciente/cliente quando o mesmo estiver gripado, em estado febril, com alguma infecção ou doença de pele. Também não é recomendado fazer a drenagem no primeiro dia da menstruação, pois aumenta o fluxo sanguíneo ou em peles sensíveis (por exposição ao sol, por exemplo), pois pode causar ardência e desconforto.

A drenagem linfática também é recomendada para tratamentos de celulites, retenção de líquidos e gordura localizada, alertando que o procedimento não emagrece como prometem muitos profissionais. Nenhum tratamento estético tem o poder de fazer emagrecer ninguém. Depende do paciente/cliente associar ao tratamento uma boa alimentação (reeducação alimentar hipocalórica), deixar de fumar e fazer atividades físicas.

Procure um profissional de sua confiança.

*Monica Abdalla é formada em Massoterapia pelo Senac Tatuapé e Jornalismo pela FMU
Criolipólise: técnica congela gordura localizada. Fotos: Getty Image.Sobrefotos: aloart

Criolipólise: técnica congela gordura localizada. Fotos: Getty Image. Sobrefotos: aloart

Leia mais sobre
BOA FORMA

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Alexandre Garcia: visão de mais de 50 anos de jornalismo
Plano Safra é lançado com R$ 225,59 bilhões para produtores
Presidente pede confiança para mudar o Brasil, vídeo
Presidente Bolsonaro concede entrevista à Jovem Pan: balanço dos 100 dias de governo
Itália em São Paulo
Paulo Guedes explica a reforma da Previdência, vídeo
Parceria entre Brasil e Inglaterra em alto mar
Ministro da Justiça e Segurança Pública apresenta projeto de Lei Anticrime
  • Alexandre Garcia: visão de mais de 50 anos de jornalismo

  • Plano Safra é lançado com R$ 225,59 bilhões para produtores

  • Presidente pede confiança para mudar o Brasil, vídeo

  • Presidente Bolsonaro concede entrevista à Jovem Pan: balanço dos 100 dias de governo

  • Itália em São Paulo

  • Paulo Guedes explica a reforma da Previdência, vídeo

  • Parceria entre Brasil e Inglaterra em alto mar

  • Ministro da Justiça e Segurança Pública apresenta projeto de Lei Anticrime

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*