Domingo, 5 de junho de 2016, às 11h33


Museu Louwman – Conheça algumas raridades da Coleção Louwman, uma extraordinária mostra de veículos num local sofisticado e bonito, onde é possível realizar reuniões de negócios ao lado das magníficas peças do museu.

O Museu Louwman fica na cidade de Haia, na Holanda, e foi fundado em 1934. Compilado por duas gerações da família Louwman, o museu guarda a mais antiga coleção de automóveis, composta por mais de 250 modelos, dos clássicos aos antigos. Carros de corrida também fazem parte da coleção, considerada pelos especialistas como a mais bela do mundo.

Vamos conhecer uma raridade do mundo automobilístico que surgiu quando um fabricante de bicicletas americano, resolveu fabricar carros e lhes deu o mesmo nome da sua famosa marca.

Columbia Electric Landaulet. Foto: Louwman Museum. Coleção Louwman/Divulgação

 

 

COLUMBIA – 1899
Electric Landau

Gerson Soares

Acredita-se que este Columbia Elétrico tenha sido usado para o transporte de passageiros VIPs em Nova York no início do século 20. O veículo foi posteriormente adquirido pelo proprietário de uma plantação na Carolina do Sul-EUA. Um par de anos mais tarde – traduzindo ao pé da letra – ele ficou armazenado. O motivo foi a falta de estações de carregamento de energia elétrica na América rural.

Além disso, naquela época, o veículo elétrico tinha sido deposto pelo motor de combustão interna, porque este último tinha uma autonomia muito maior. Este exemplar do Columbia foi descoberto num estacionamento em 1976 e foi completamente restaurado pelo Museu Louwman. Acredita-se ser o último carro restante deste tipo.

A nomenclatura Landau, remete a carruagens confortáveis com dois bancos um defronte ao outro, coberta com capotas retráteis – em alguns modelos havia duas, independentes. Repare neste carro antigo, na parte da capota à direita, o mesmo adereço decorativo usado em um dos modelos do Ford Galaxie Landau que transportava personalidades no Brasil. O modelo da Ford que exibe esse elemento decorativo também possui capota diferenciada.

Leia as últimas publicações