Dia da Amamentação


Segunda-feira, 13 de agosto de 2018, às 19h52


Não é novidade que o leite materno é um banquete completo para aqueles que estão no começo da vida e em fase de desenvolvimento. Mas o que muitos não sabem é que em 1º de agosto é comemorado o Dia Internacional da Amamentação, uma data criada para conscientizar as mamães sobre a importância do ato.

Durante seus primeiros meses de vida, o bebê precisa receber a maior quantidade de nutrientes possíveis e necessários para o seu crescimento e imunidade. Todas essas substâncias estão presentes no leite materno e podem fazer falta no leite artificial.

 

O importante é que a mãe consiga encontrar, para ela e para o bebê, a melhor forma de amamentar. Foto: divulgação / SBP

 

De acordo com o pediatra Marun David Cury, diretor de Defesa Profissional da APM (Associação Paulista de Medicina) e da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), a carga imunológica que o bebê adquire durante a amamentação é levada para o resto da vida. Por isso, é importante que a mãe preste atenção em algumas dicas, para que a alimentação aconteça de maneira correta.

A começar pelos cuidados com a saúde, é recomendável que a mãe tenha uma alimentação balanceada, comendo alimentos nutritivos e de costume (arroz, feijão, carne, frutas). Mas sempre evitando comidas muito “extravagantes”, como feijoada, e bebidas alcóolicas e cigarro, pois podem passar para o bebê através do leite.

Outra preocupação das mamães é saber se o recém-nascido foi alimentado adequadamente. De acordo com Marun, o bebê deve ser amamentado de 3 em 3 horas, durante 15 a 30 minutos. Além disso, é aconselhável que a mãe consulte mensalmente o pediatra para avaliar se a criança está tendo um ganho de peso satisfatório.

No entanto, é preciso lembrar que a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que a amamentação vá até um ano de idade. Após isso, é necessário que a criança passe a ter uma refeição mista, já que o leite deixa de ser suficiente.

O pediatra ainda dá algumas instruções em relação a melhor posição para a amamentação. A mãe precisa estar confortável, com o filho apoiado no braço e colocado no seio. “Sempre que possível, deixando de uma maneira que o bebê possa ver a mãe também, pois eles gostam de olhar nos olhos dela”, acrescenta Marun.

Apesar disso, nem sempre tudo ocorre “às mil maravilhas”. Há ainda casos de mulheres que sentem dores durante a ação ou que possuem o bico do peito invertido. Em relação às dores, o médico aponta para o relaxamento da mãe enquanto amamenta e um autoexame com o objetivo de identificar alguma fissura no bico. “Às vezes a mãe retém leite e isso dá mastite, ou seja, uma inflamação na mama e provocar dor. Normalmente, o ato de sugar gera certo desconforto, mas não costuma doer”.

Já para aquelas que possuem o bico do peito invertido, alguns adaptadores de silicone podem ajudar. Outra dica é fazer uma massagem, com a ajuda de uma especialista, em volta do bico, principalmente na aréola, com o propósito de que o bico salte para fora e ajude na sucção do bebê.

O importante é que a mãe consiga encontrar, para ela e para o bebê, a melhor forma de amamentar, já que os benefícios da amamentação não se restringem somente aos pequenos. “Do ponto de vista emocional, a mãe se sente reconfortada por conseguir alimentar o seu filho”, destaca Marun.

medicinasaude

Acesse a nova página especial sobre Medicina&Saúde, onde encontra todos os os posts do site sobre o assunto com um só clique. Ilustração: aloart

Leia mais sobre
MEDICINA&SAÚDE

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Pandemia não impede obras de infraestrutura no Brasil, vídeo
3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo
Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio
Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo
Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro
Conferência interministerial do governo Bolsonaro, assista ao vivo
Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro
Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo
  • Pandemia não impede obras de infraestrutura no Brasil, vídeo

  • 3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo

  • Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio

  • Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo

  • Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro

  • Conferência interministerial do governo Bolsonaro, assista ao vivo

  • Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro

  • Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Share This