Em São Paulo, apesar das expecativas, greve também continua


Segunda-feira, 28 de maio de 2018 às 14h


Até este momento greve continua. De acordo com informações das secretarias de comunicações dos órgãos paulistas a Prefeitura garante a continuidade de serviços essenciais e o Governo não consegue prever se a greve chegará ao final.

Gerson Soares

Em São Paulo os ônibus devem circular com frota entre 60% e 80% da capacidade nesta segunda-feira. O rodízio de veículos permanece suspenso. UBSs, ambulâncias e transporte de vacinas funcionam normalmente, este é o resumo divulgado pela Secretaria Especial de Comunicação da Prefeitura de São Paulo. De acordo com o órgão, os caminhões de combustíveis para abastecimento dos serviços essenciais estão sendo escoltados pela Polícia Militar e pela Guarda Civil Metropolitana.

 

Caminhoneiros paralisam a BR-040 , em Valparaíso de GO durante manifestação contra o aumento de combustíveis. Greve também atinge São Paulo e todo o país. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil Valparaíso de Goiás

 

Houve negociação com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro), três postos de combustíveis foram identificados e direcionados para atender exclusivamente a administração municipal. Por isso a Prefeitura considera que estão normalizadas as operações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-SP), do Serviço Funerário Municipal, da Defesa Civil, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da Guarda Civil Metropolitana (GCM). A administração e a entidade discutem formas de ampliar o número de postos para esses serviços, também com o apoio da Polícia Militar e da GCM.

Nesta segunda-feira (28), o rodízio está suspenso e não serão multados os motoristas que tiverem pane seca, mas podem fazer a remoção do veículo a fim de não prejudicar o trânsito. A estimativa é de colocar de 60 a 80% da frota de ônibus em circulação, mas a operação de terça (29) em diante depende da chegada de mais combustível. Quanto à coleta de lixo domiciliar deve operar normalmente até terça de manhã. A coleta seletiva segue suspensa, mas a coleta hospitalar, a limpeza pós-feiras livres e o recolhimento de animais mortos estão mantidos. Os Ecopontos permanecem fechados. Os serviços de varrição de vias e logradouros foram incrementados e estão garantidos nesta segunda-feira.

O prefeito Bruno Covas suspendeu a restrição aos caminhões na cidade até o próximo domingo dia 3 de junho. As unidades de saúde do município – hospitais e postos – funcionam normalmente, assim como ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-SP). As escolas da rede municipal funcionam com oferta de merenda especial, elaborada de acordo com os insumos disponíveis em estoque.

Governador de SP mantém canal de comunicação com caminhoneiros

Em entrevista à rádio Jovem Pan, o governador Márcio França admitiu que a greve continuava. Apesar disso, durante a tarde de sábado, já havia anunciado medidas do interesse da categoria, tal como, a criação de um grupo de trabalho com o objetivo de fixar um preço diferenciado na cobrança do IPVA/2019 para profissionais autônomos do setor. “Não há retrocesso. O que foi pactuado com o Governo de São Paulo está mantido”, asseverou.

Sobre o final da paralisação que atinge praticamente todos os setores da economia no estado ele afirmou que “ainda não é possível dizer que a greve acabou”, disse no início da manhã de hoje o governador de São Paulo, Márcio França. A expectativa do Governo Federal é de que a greve chegue ao fim, após reivindicações serem atendidas.

Circulação da frota de ônibus e a coleta de lixo em São Paulo sofre restrições. Com a greve dos caminhoneiros, Prefeitura compra combustível para dar continuidade aos serviços públicos. Foto: divulgação / Prefeitura SP

Leia mais sobre
ALÔ SÃO PAULO

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Bolsonaro lança partido Aliança pelo Brasil
Nota de repúdio da Associação Nacional dos Procuradores da República, vídeo
Pátria Amada Brasil: 300 dias de Governo
Alexandre Garcia: visão de mais de 50 anos de jornalismo
Plano Safra é lançado com R$ 225,59 bilhões para produtores
Presidente pede confiança para mudar o Brasil, vídeo
Presidente Bolsonaro concede entrevista à Jovem Pan: balanço dos 100 dias de governo
Itália em São Paulo
  • Bolsonaro lança partido Aliança pelo Brasil

  • Nota de repúdio da Associação Nacional dos Procuradores da República, vídeo

  • Pátria Amada Brasil: 300 dias de Governo

  • Alexandre Garcia: visão de mais de 50 anos de jornalismo

  • Plano Safra é lançado com R$ 225,59 bilhões para produtores

  • Presidente pede confiança para mudar o Brasil, vídeo

  • Presidente Bolsonaro concede entrevista à Jovem Pan: balanço dos 100 dias de governo

  • Itália em São Paulo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*