Em São Paulo, apesar das expecativas, greve também continua


Segunda-feira, 28 de maio de 2018 às 14h


Até este momento greve continua. De acordo com informações das secretarias de comunicações dos órgãos paulistas a Prefeitura garante a continuidade de serviços essenciais e o Governo não consegue prever se a greve chegará ao final.

Gerson Soares

Em São Paulo os ônibus devem circular com frota entre 60% e 80% da capacidade nesta segunda-feira. O rodízio de veículos permanece suspenso. UBSs, ambulâncias e transporte de vacinas funcionam normalmente, este é o resumo divulgado pela Secretaria Especial de Comunicação da Prefeitura de São Paulo. De acordo com o órgão, os caminhões de combustíveis para abastecimento dos serviços essenciais estão sendo escoltados pela Polícia Militar e pela Guarda Civil Metropolitana.

 

Caminhoneiros paralisam a BR-040 , em Valparaíso de GO durante manifestação contra o aumento de combustíveis. Greve também atinge São Paulo e todo o país. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil Valparaíso de Goiás

 

Houve negociação com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro), três postos de combustíveis foram identificados e direcionados para atender exclusivamente a administração municipal. Por isso a Prefeitura considera que estão normalizadas as operações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-SP), do Serviço Funerário Municipal, da Defesa Civil, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da Guarda Civil Metropolitana (GCM). A administração e a entidade discutem formas de ampliar o número de postos para esses serviços, também com o apoio da Polícia Militar e da GCM.

Nesta segunda-feira (28), o rodízio está suspenso e não serão multados os motoristas que tiverem pane seca, mas podem fazer a remoção do veículo a fim de não prejudicar o trânsito. A estimativa é de colocar de 60 a 80% da frota de ônibus em circulação, mas a operação de terça (29) em diante depende da chegada de mais combustível. Quanto à coleta de lixo domiciliar deve operar normalmente até terça de manhã. A coleta seletiva segue suspensa, mas a coleta hospitalar, a limpeza pós-feiras livres e o recolhimento de animais mortos estão mantidos. Os Ecopontos permanecem fechados. Os serviços de varrição de vias e logradouros foram incrementados e estão garantidos nesta segunda-feira.

O prefeito Bruno Covas suspendeu a restrição aos caminhões na cidade até o próximo domingo dia 3 de junho. As unidades de saúde do município – hospitais e postos – funcionam normalmente, assim como ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-SP). As escolas da rede municipal funcionam com oferta de merenda especial, elaborada de acordo com os insumos disponíveis em estoque.

Governador de SP mantém canal de comunicação com caminhoneiros

Em entrevista à rádio Jovem Pan, o governador Márcio França admitiu que a greve continuava. Apesar disso, durante a tarde de sábado, já havia anunciado medidas do interesse da categoria, tal como, a criação de um grupo de trabalho com o objetivo de fixar um preço diferenciado na cobrança do IPVA/2019 para profissionais autônomos do setor. “Não há retrocesso. O que foi pactuado com o Governo de São Paulo está mantido”, asseverou.

Sobre o final da paralisação que atinge praticamente todos os setores da economia no estado ele afirmou que “ainda não é possível dizer que a greve acabou”, disse no início da manhã de hoje o governador de São Paulo, Márcio França. A expectativa do Governo Federal é de que a greve chegue ao fim, após reivindicações serem atendidas.

Circulação da frota de ônibus e a coleta de lixo em São Paulo sofre restrições. Com a greve dos caminhoneiros, Prefeitura compra combustível para dar continuidade aos serviços públicos. Foto: divulgação / Prefeitura SP

Leia mais sobre
ALÔ SÃO PAULO

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo
Governo faz a atualização desta terça-feira, 31 de março – assista ao vivo
Ministros de Estado falam sobre o coronavírus, assista ao vivo
Ministro Mandetta está ao vivo com atualizações sobre o coronavírus
Coronavírus: Ministério da Saúde atualiza os dados nesta sexta-feira (27), ao vivo
Governo de SP sobre o coronavírus direto do Estádio do Pacaembu, ao vivo
Crédito: Presidente Bolsonaro faz pronunciamento, ao vivo
Ministério da Saúde traz os dados sobre a COVID-19, assista ao vivo
  • Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo

  • Governo faz a atualização desta terça-feira, 31 de março – assista ao vivo

  • Ministros de Estado falam sobre o coronavírus, assista ao vivo

  • Ministro Mandetta está ao vivo com atualizações sobre o coronavírus

  • Coronavírus: Ministério da Saúde atualiza os dados nesta sexta-feira (27), ao vivo

  • Governo de SP sobre o coronavírus direto do Estádio do Pacaembu, ao vivo

  • Crédito: Presidente Bolsonaro faz pronunciamento, ao vivo

  • Ministério da Saúde traz os dados sobre a COVID-19, assista ao vivo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*