Expansão da Linha 2 Verde: assista as animações e veja como será construída


Quinta-feira, 22 de outubro de 2015, às 16h49


Leia as últimas informações oficiais sobre a expansão da Linha 2 Verde que a partir do ano que vem afetará a vida de milhares de pessoas entre a Vila Prudente e Guarulhos, passando pelo Tatuapé, Vila Formosa, Água Rasa e Jardim Anália Franco.

Conforme divulgado pela assessoria da Companhia do Metropolitano de São Paulo, o Metrô está realizando os projetos executivos e as desapropriações iniciais necessárias para as obras de extensão da Linha 2 Verde, da Vila Prudente até a Dutra. É um processo demorado, como já informamos, devido às várias medidas necessárias, indenizações e ainda as causas jurídicas.

 

Estação Santos-Imigrantes em direção à Vila Madalena. Daqui, por exemplo, o passageiro poderá chegar até a Dutra, do outro lado da cidade. Foto: Divulgação Metrô

Estação Santos-Imigrantes em direção à Vila Madalena. Daqui, por exemplo, o passageiro poderá chegar até a Dutra, do outro lado da cidade. Foto: Divulgação Metrô

 

Esses processos estão previstos, o que não deve comprometer a implantação que está dividida em duas fases, sendo que a primeira vai da estação Vila Prudente à Penha, passando pelas futuras estações Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester e Aricanduva. A segunda fase de implantação do projeto irá beneficiar as populações que utilizarão as estações Penha até a Dutra, entre elas estarão as paradas Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire e Ponte Grande.

Conforme estimativa da companhia, a previsão é que a obra civil do primeiro trecho comece em 2016. Na região de Guarulhos, está sendo preparado o Decreto de Utilidade Pública (DUP) para a desapropriação de imóveis que serão utilizados para a implantação da extensão.

A ampliação vai acrescentar 14,4 km e 13 novas estações à linha. Quando completa a Linha 2 Verde (Vila Madalena-Dutra) transportará cerca de 1 milhão de usuários por dia a mais, chegando a 1.519.440 usuários/dia. O custo estimado para este empreendimento é de R$ 11 bilhões.

 

Chegada do SHIELD,  o popular Tatuzão, na futura estação AACD-SERVIDOR, nas obras de expansão da Linha 5- Lilás, em maio de 2015. Assista a animação e veja como funciona esse  maquinário. Foto: Divulgação Metrô

Chegada do SHIELD, o popular Tatuzão, na futura estação AACD-SERVIDOR, nas obras de expansão da Linha 5 Lilás, em maio de 2015. Assista a animação e veja como funciona esse maquinário, uma paisagem que logo poderá ser vista também no Tatuapé, Jardim Anália Franco e nos demais bairros para onde a Linha 2 Verde será expandida. Foto: Divulgação Metrô

 

Para compreender melhor como será essa construção, pelo menos a parte subterrânea da obra, você pode assistir às animações criadas pelo fabricante do Tatuzão (Shield), elaborado pela empresa alemã Herrenknecht que presta serviço para o Governo do Estado de São Paulo.

Apesar de a locução ser em inglês e não haver legendas é possível observar como funciona o processo de tunelagem ou abertura dos tuneis por onde passarão os trens. O primeiro vídeo mostra a perfuração para o acesso subterrâneo que depois se transformarão nas estações, e o segundo demonstra com detalhes como são construídos os túneis do metrô.

herrenknecht raise boring rig

 

TBM/Tunneling Video

 

Flor em um dos jardins do parque. Foto: Túlio Rossetti

Flor em um dos jardins do parque Ceret. Foto: Túlio Rossetti

Leia mais sobre
TATUAPÉ

Leia as últimas publicações

Recent Videos

3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo
Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio
Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo
Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro
Conferência interministerial do governo Bolsonaro, assista ao vivo
Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro
Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo
Governo faz a atualização desta terça-feira, 31 de março – assista ao vivo
  • 3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo

  • Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio

  • Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo

  • Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro

  • Conferência interministerial do governo Bolsonaro, assista ao vivo

  • Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro

  • Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo

  • Governo faz a atualização desta terça-feira, 31 de março – assista ao vivo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Share This