Quinta-feira, 23 de julho de 2015, às 19h17

Depois de concluída, obra que ligará a Vila Prudente e Guarulhos, proporcionará o transporte de mais de 1 milhão de passageiros por dia, se for levado em conta o inicio da linha na estação Vila Madalena.

De acordo com a Secretaria de Transportes Metropolitanos e a assessoria do Metrô, são poucas as novidades, no que diz respeito ao projeto de execução da obra civil. A maior movimentação, por enquanto, fica por conta das desapropriações e da elaboração de projetos executivos. De acordo com o Metrô, o início das obras civis está previsto para 2016.

Os processos judiciais, nestes casos, são previsíveis e em resumo entende-se que a obra beneficiária milhões de pessoas, por esse motivo maior, os moradores são indenizados e forçados a deixarem seus imóveis, muitas vezes de formas litigiosas, devido a valores que superam as finanças, tido que há uma carga de sentimentos envolvendo a moradia e o local onde se vive.

Mapa esquemático de expansão da Linha 2 Verde do Metrô, onde é possível visualizar o traçado das estações. Imagem: Metrô/Divulgação

Mapa esquemático de expansão da Linha 2 Verde do Metrô, onde é possível visualizar o traçado das estações. Imagem: Metrô/Divulgação

Entre a Estação Vila Prudente e a Estação Dutra em Guarulhos, a Linha 2 Verde terá extensão de 14,5 quilômetros, sendo que 14,1 km subterrâneos e 400 metros em superfície, somando 13 novas estações. As interligações serão feitas com a Linha 3 Vermelha - Estação Penha; Linha 11 Coral da CPTM, futura estação Penha; Linha 12 - Safira da CPTM - futura estação Tiquatira; Linha 13 - Jade da CPTM - futura estação Tiquatira.

No Jardim Anália Franco, mais especificamente no Shopping Anália Franco, será construída a futura estação Anália Franco da Linha 6 - Laranja, que também deverá fazer parte da integração com a Linha 2 Verde. O local, segundo o mapa divulgado, será à direita do estacionamento do shopping (veja em Anália Franco terá interligação do Metrô em frente ao shopping).

O leitor Fábio F. O., morador da Vila Formosa, enviou um comentário sobre o assunto: “Moro em frente a futura estação Vila Formosa e já começaram a demolição dos imóveis onde ficará a futura estação”. O investimento para a elaboração dos projetos executivos e execução da obra civil deste empreendimento é da ordem de R$ 6,7 bilhões, segundo o Metrô.

Monotrilho

Monotrilho faz sua primeira viagem de testes experimentais em janeiro de 2014, a bordo o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Foto: Diogo Moreira/A2img

Monotrilho faz sua primeira viagem de testes experimentais em janeiro de 2014, a bordo o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Foto: Diogo Moreira/A2img

Outra expansão dos transportes metropolitanos, a Linha 15 Prata, elaborada em monotrilho, que ligará o Ipiranga até Cidade Tiradentes, terá 18 estações distribuídas por 26,6 quilômetros de vias elevadas.

O primeiro trecho de três quilômetros entre as estações Vila Prudente e Oratório está funcionando no formato de Visita Controlada, todos os dias das 9h às 15h.

Os testes nos sistemas de sinalização, que concluídos possibilitarão a ampliação do horário de atendimento, estão em andamento.

Um encontro das águas do chamado Ciclo Hídrico ocorre aqui e prossegue até o Rio Tietê, segundo informações da Sabesp: excessos despejados na sarjeta pelo Hospital São Luiz e pelo edifício que fica na esquina das ruas Emílio Mallet e Francisco Marengo. Foto: aloimage

Um encontro das águas do chamado Ciclo Hídrico ocorre aqui e prossegue até o Rio Tietê, segundo informações da Sabesp: excessos despejados na sarjeta pelo Hospital São Luiz e pelo edifício que fica na esquina das ruas Emílio Mallet e Francisco Marengo. Foto: aloimage

Leia mais sobre
TATUAPÉ

 

Leia as últimas publicações